Idosa vence causa judicial, recupera papagaio apreendido e diz: ‘é como um filho’

Idosa perde seu papagaio há mais de 30 anos após denúncia feita por vizinhos em Porangaba, interior de São Paulo.

O incômodo dos vizinhos em Porangaba (SP) fizeram com que dona Jacira Pacheco, idosa de 77 anos, perdesse seu bichinho de estimação que tem há mais de 30 anos, através de uma denúncia de maus-tratos.

O Papagaio foi recolhido em novembro de 2021, com um mandato de busca e apreensão expedido pela justiça a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade foi buscar o “Louro” na casa da idosa.

A advogada de dona Jacira conta que a denúncia foi feita pois os vizinhos se incomodavam com os barulhos do Papagaio, mas que os maus-tratos não eram verídicos já que a idosa cuidava tão bem de seu bichinho.

Os meses longe do “Louro” foram muito sofridos

A idosa sofre de diabetes e ainda por cima é cadeirante, a distância do papagaio trouxe mais problemas à sua saúde, como hipertensão. Com isso, sua família decidiu lutar na justiça para que o animal voltasse para o lar da idosa.

A relação de Dona Jacira com o papagaio, era muito boa, afirma Ana Mendes, sua advogada. “Ela sempre ficou na esquina da rua com o animal no colo, nos pés. Ela tem um amor como se fosse um filho dela”, explica.

Além disso, em consulta com o veterinário não foi constatado nenhuma agressão a ave, eliminando assim qualquer sinal de maus-tratos. Nesse período, não foi encontrado nenhum local adequado para o papagaio ficar na região.

Idosa vence causa judicial e recupera papagaio apreendido: 'é como um filho'

Idosa vence causa judicial e recupera papagaio apreendido: ‘é como um filho’ (Imagem: Arquivo pessoal)

“Entrei em contato com a Polícia Ambiental, Unesp, centros de animais silvestres, mas não achei vaga. Então o papagaio ficou na Casa da Agricultura, no prédio da secretaria. Nós o mantivemos engaiolado e fomos alimentando com os recursos que a gente tinha até conseguir o aval para voltar provisoriamente com a dona”, explica Paulo.

De volta para casa

Os dias tristes e repletos de ansiedade da Dona Jacira finalmente tiveram fim nesse ano de 2022, e essa história teve um final feliz, garantindo sorrisos sinceros em seu rosto.

Após 2 meses de tensão, Janeiro chegou com boas notícias, dona Jacira recebeu a notícia que o pedido feito pela sua advogada foi expedido, e o “Louro” pôde voltar para os braços tão cuidadosos e de muito aconchego que já estava acostumado a anos.

“O pedido foi deferido e ela voltou a ficar bem, o animal também. Teve um final feliz”, finaliza Ana Mendes.

O pedido ganhou mais força após ser constatado que não houve maus-tratos a ave, e finalmente dona Jacira foi reconhecida como responsável legal do “Louro”.

O papagaio voltou para sua rotina de refeições com sementes de girassol, pão e frutas, do seu gosto, e liberdade dentro de seu lar, já que foi acostumado a ficar solto em casa.

Sua família ficou mais tranquila após a vitória. Desejamos melhoras a saúde de dona Jacira e que seus dias daqui para frente sejam mais felizes ao lado de seu papagaio.

danielleromera
Escrito por

danielleromera