Nota mil na redação do Enem veio de um estudante em Ribeirão Preto

Dedicação e esforço são as armas que Pedro Henrique Rezende Machado, de 17 anos usou para conseguir atingir a nota máxima na redação do Exame nacional do Ensino Médio.

O jovem Pedro Henrique atingiu a nota máxima de 1.000 pontos na redação do Enem de 2021. O estudante conta que isso foi apenas consequência de sua disciplina e toda dedicação durante o ano letivo.

Com apenas 17 anos Pedro diz que em seus sonhos almejava entre 920 a 940 pontos em sua redação e que se preparava para isso, porém quando veio a nota, se assustou e comemorou muito com pulos de alegria.

imagens: portal g1

(Imagem: Arquivo pessoal)

“Fiquei surpreso, eu achava que eu tinha ido bem, que tinha feito uma boa redação, mas claro que não para mil,” contou ele.

O jovem tinha como sonho cursar economia em uma faculdade renomada em São Paulo e seu desejo foi mais que atendido. Pedro já está matriculado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, a (FEA-USP) e aguarda o início das aulas.

Quando questionado qual a formula mágica para que isso acontecesse, Pedro afirma que teve muita dedicação e esforço para que o seu sonho fosse alcançado, e o resultado foi apenas consequência disso.

Uma rotina que inspira

Um texto por semana, foi o que o novo aluno da FEA-USP fez durante todo o ano letivo que antecedeu a prova do Exame Nacional. Sem falhar em nenhum de seus prazos seguindo a risca o cronograma que a escola que era matriculado estipulava em seu último ano do ensino médio.

A cada semana o jovem mudava a temática de seus textos, treinando diversos assuntos e aumentando seu vocabulário, e pesquisando sinônimos de palavras, para enriquecer seu repertório.

(Imagem: Arquivo pessoal)

O tema da redação do ENEM

Pedro estava confiante, por todo seu histórico de treinamento, mas afirma que quando recebeu o caderno com o tema da redação se surpreendeu. A redação de 2021 teve como tema Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.

“É um tema relevante, mas surpreendente um pouco. A gente não debate muito. De fato, essa questão da invisibilidade é muito recorrente, mas ela associada ao registro civil é uma coisa que eu nunca tinha pensado, mas na hora eu desenvolvi bem”.

Mas, com toda a surpresa não hesitou, colocou tudo aquilo que havia preparado no ano letivo que havia passado em prática e com isso alcançou a excelente nota, ainda conta que sua referência para construções de texto vem de uma linha filosófica e socióloga.

O estudo para Pedro foi primordial e o treinamento foi o que abriu as portas para que alcançasse tamanho feito. Sem nenhuma fórmula mágica não há como vencer sem estudo e muita disciplina.

Agora, Pedro Henrique só tem que se preparar para a jornada que enfrentará de novos desafios e estudos que não serão fáceis também. Mas ele já provou para todos que com muito foco e disciplina nós conseguimos tudo aquilo que almejamos.

Fonte: G1

danielleromera
Escrito por

danielleromera