Por mais de 20 anos, homem acolhe animais abandonados e transforma suas vidas
Dedicar sua a vida para acolher animais abandonados não é para qualquer um. O sérvio Dejan abraçou essa tarefa como um verdadeiro propósito, salvando mais de 1.000 cachorros, gatos e espécies silvestres.
“Eles são a minha vida, a minha missão na terra”. É com essa frase que o sérvio Dejan Gacic define o seu trabalho acolhendo animais abandonados e feridos. Junto com Svetlana, sua mãe, o homem já resgatou mais de 1.000 cães, gatos e espécies silvestres em 20 anos.
Tudo começou quando os dois resgataram um cachorro que tinha sido abandonado em um elevador. Um acontecimento que foi um verdadeiro divisor de águas na vida de ambos: nesse momento, se deram conta do enorme problema que o abandono de animais representa.
Dejan e Svetlana decidiram que não iriam ficar de braços cruzados frente a essa triste realidade. Por isso, criaram um centro de resgate chamado Refúgio Vucjak e, pouco a pouco, foram ganhando popularidade em sua região pelo lindo trabalho.
Svetlana, mãe de Dejan, já faleceu, mas seu filho continua firme e forte na missão de salvar vidas.
“Minha mãe era uma pessoa com personalidade e caráter fortes. Ela abandonou sua vida social e se mudou ao refúgio para cuidar dos cachorros. Éramos inseparáveis e ainda falo com ela por meio de orações”, afirmou, segundo o site Nation.
Todos os dias, Dejan recebe ligações de pessoas querendo largar seus cães – o que considera algo terrível. No refúgio que ele e sua mãe construíram, os animais têm um espaço grande para poderem correr, descansar e brincar entre eles.
Com a repercussão, o sérvio conseguiu arrecadar doações para manter o centro funcionando e tomar conta de todos os animais. Mais do que um abrigo, providencia um verdadeiro lar com comida, carinho, companhia e proteção. “Amo meus cães. São a minha vida, minha missão na Terra”, diz Dejan, mostrando que o que faz voluntariamente é um propósito, uma causa que abraçou com tudo.
Ações que salvam vidas
Uma tarefa feita com amor que nos enche de admiração e respeito. A gente não consegue imaginar o que um animal abandonado na rua passa. Imagina não ter para onde ir, com quem ficar, onde tomar água, o que comer.
Acrescente a isso o fato da Sérvia ser um país com invernos intensos, nos quais as temperaturas caem muito e o frio é forte.
A sorte é que temos anjos como Dejan, sempre dispostos a fazer o bem e multiplicar as boas ações. Se não fosse por ele, quantos desses animais teriam morrido? Que a sua missão de vida possa inspirar mais pessoas e, principalmente, incentive que ninguém abandone seu pet.
Os animais são nossos melhores amigos e merecem o melhor cuidado – não o abandono. Mesmo se você não tiver mais condições financeiras de criá-lo, não o deixe na rua.
Sempre haverá tutores interessados em adotar ou organizações que possam adotá-lo até encontrarem um novo lar.
Você já sabe e não custa repetir: vamos dar amor aos animaizinhos e fazer uma diferença positiva na vida deles!
Fonte: Nation
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.