Lição de solidariedade: homem doa parte do seu fígado para ex-colega de faculdade
Mesmo após 21 anos sem ver o amigo, Steven decidiu doar um pedaço do seu próprio fígado para ajudar a vê-lo com a saúde de volta. Uma ação linda de solidariedade e amor ao próximo.
Steven Robinson e Richard Koonce estudaram juntos na faculdade, mas não se viam há 21 anos. Quando Steven estava viajando com a família para Detroit, nos Estados Unidos, descobriu que Richard morava nas proximidades. Decidiram, então, marcar um reencontro.
Ao ver o velho amigo, Steven estranhou como Richard tinha perdido peso. Aos 62 anos, era um homem muito mais magro do que no passado. E o emagrecimento não foi à toa: era a consequência de uma doença rara no fígado chamada colangite esclerosante primária (PSC).
Os pacientes podem desenvolver problemas hepáticos graves, como cirrose, câncer e até precisar de um transplante – justamente o caso de Richard. Ele já tinha tentado vários tratamentos e estava procurando um doador vivo.
Mas como o destino não faz nada à toa, os amigos logo descobriram que eram compatíveis. Se não fosse o reencontro por acaso, essa “coincidência” talvez nunca teria sido descoberta!
Sem perder tempo, optaram por fazer a cirurgia. Richard recebeu um pedaço do fígado do seu amigo para que o órgão pudesse funcionar de maneira adequada.
“Acho que foi uma coisa espiritual. Eu sempre tive amor pelo irmão. E eu podia ver que algo estava errado. Eu podia ver em seus olhos”, afirmou Steven, a respeito de sua reação quando reencontrou Richard.
Solidariedade salva vidas
A cirurgia, feita em um hospital de Cleveland, foi um sucesso absoluto! Steven ficará em recuperação de seis a oito semanas. No caso de Richard, que recebeu o transplante, o tempo para se recuperar será mais longo – cerca de seis meses.
“Sou muito grato pelo dom da vida que Deus ofereceu através do meu amigo Steve Robinson, que decidiu quase no minuto em que soube da minha doença a intensificar e fazer o que pudesse para me ajudar”, agradeceu Richard após ganhar uma segunda chance de viver. Praticamente um renascimento, uma nova oportunidade após a ação tão solidária do seu amigo.
Uma das provas de solidariedade e amor mais bonitas que já vimos aqui no Awebic. Decidir doar o pedaço de um órgão seu e passar por uma cirurgia (que, claro, sempre tem seus riscos) por uma pessoa que você não via há 21 anos não é para qualquer um.
Já dizia o ditado de que quem salva uma vida salva o mundo inteiro. Dessa forma, podemos dizer, sem exageros, que Steven foi o herói que Richard tanto precisou.
Uma atitude linda que nos inspira a fazer o bem para o próximo, ajudando a superar uma barreira e derrotar uma dificuldade que, para muitos, pode parecer quase impossível de vencer.
A vida, afinal, é para ser compartilhada e, hoje, Richard carrega em seu corpo uma prova genuína da bondade de Steven.
Parabéns pela iniciativa e vida longa aos dois amigos!
Fonte: NbcNews
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.