7 razões científicas para você tomar um cafezinho sem culpa
Tomar café faz bem. Vem cá ver o que a ciência diz a respeito.
Você que não consegue começar o dia sem um bom cafezinho e acha ele indispensável para conseguir se manter “vivo” ou pelo menos acordado, vamos te dar mais 7 bons motivos para acreditar que você está completamente certo e que o café é o elixir da vida.
Enquanto lê essa matéria, esquente água e faça um café bem fresquinho.
1. Quem diria, o café pode te deixar mais inteligente
Se você acha que o café serve só para deixa-lo mais acordado, aí vai mais um motivo para consumir a bebida. O café pode fazer você ficar mais inteligente.
Muitos testes clínicos examinaram os efeitos da cafeína no cérebro, e detectaram que ela causa uma série de reações orgânicas que proporcionam a melhora do humor, do tempo de reação dos reflexos do corpo, da memória, da atenção e das funções cognitivas em geral.
2. Café ajuda a queimar gordura e melhora o desempenho físico
Além de lhe deixar mais inteligente, o café pode deixar você mais em dia com a balança também. Poucas pessoas sabem disso, mas a cafeína, por causa do seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso central acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura no corpo.
Talvez isso ajude a explicar porque encontramos cafeína na maioria dos termogênicos e outros produtos para queima de gordura corporal.
3. O café pode reduzir o risco de diabetes do tipo II
Pesquisas em diversos lugares do mundo apontam que o café tem sido associado com a diminuição do risco de diabetes. A doença é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, devido à incapacidade do organismo de produzir insulina.
Com o consumo diário de café a redução no risco de ter a doença varia de 23% até 67%.
Um artigo considerando 18 estudos feitos com um total de 457.922 participantes apontou que cada xícara adicional de café por dia reduziu o risco de diabetes em 7%. Com isso, quanto mais as pessoas bebiam café, menor o risco de diabetes.
Agora quando lhe perguntarem por que você bebe tanto café, pode dizer que as pessoas que bebem várias xícaras por dia tem menos chances de se tornar diabético.
4. O café pode reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson
Essa bebida que parece ser mágica pode te ajudar na terceira idade.
Estudos apontam que quem consome café tem 60% menos chance de manifestar doenças como Alzheimer e demência.
O Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo e a principal causa de demência.
Em segundo lugar vem o Mal de Parkinson, que tem como principal sintoma a morte de neuronios no cérebro.
O café pode reduzir o risco de Parkinson entre 32% e 60%.
5. Parece incrível, mas o café pode ser muito bom para o seu fígado.
O fígado um dos principais órgãos do corpo humano também pode ser muito beneficiado pelo consumo de café. Vários estudos têm mostrado que o café pode diminuir o risco de cirrose em até 80% e também a chance de câncer de fígado em cerca de 40%.
Porém, o efeito é mais forte para aqueles que bebem quatro ou mais copos por dia.
6. O café pode diminuir o risco de morrer
Que o café tem vários benefícios isso você já está careca de saber, mas vamos te dar mais um bom motivo para tomar aquele golinho bem quentinho sem a menor culpa.
Dois estudos epidemiológicos constataram que beber café está associado com um menor risco de morte por diversas causas.
Quando se trata de diabetes tipo II os efeitos são maiores ainda. Um estudo mostrou que quem bebe café tem 30% menos chance de morte durante um período de 20 anos.
Olha eu não sei você, mas eu já estou andando com a minha garrafa de café debaixo do braço.
7. Café tem mais coisas do que você imagina
Você já parou para pensar o que tem no café que o faz uma bebida tão especial e benéfica? Aposto que não. Então aí vai algumas das vitaminas e minerais que ele possui.
Em uma xícara de café você encontra: Vitaminas B1, B2, B3, B5, Potássio e Manganês.
O café também contém uma grande quantidade de antioxidantes.
Mas atenção: apesar de uma bebida com vários benefícios para a saúde, vale lembrar que o seu consumo deve ser feito com moderação e jamais considerado como única fonte de nutrientes ou substituir refeições em uma rotina de alimentação.
Mesmo não sendo alcoólico, vale o aviso: Beba com moderação e bom cafezinho.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.