Em Provérbios 3 está o segredo para viver mais e com PAZ no coração
Você deseja ter em seu coração a paz verdadeira através do amor de Deus? Confira aqui uma excelente reflexão sobre Provérbios 3.
Quem não quer ter uma vida em paz com o próprio coração, não é mesmo? Sabia que existem passagens na Bíblia que nos ensinam com viver bem?
O capítulo 3 de Provérbios começa com outro incentivo para quem está lendo abraçar a sabedoria que está sendo transmitida.
A referência do Rei Salomão a “filho meu” provavelmente significa seu filho ou filhos reais. No entanto, era comum os professores na época se referirem a seus alunos usando a terminologia pai-filho.
Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. (Provérbios 3:1-3)
Nós precisamos sempre meditar na Palavra de Deus para entender qual é Sua vontade e como nós podemos ter paz no coração apesar as adversidades da vida.
Como orar a Deus corretamente? Não esqueça os elementos da oração
Para ter paz no coração é cobrado um preço?
Você sabia que a vida sábia não garante a uma pessoa uma experiência livre de preocupações? Na vida nós sempre teremos desafios a serem enfrentados, o mundo não foi feito para covardes.
Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados. (Provérbios 3:25,26)
Ainda assim, acreditar no seu potencial aumenta muito a chance de sucesso em determinadas áreas da vida. É dessa forma de bom-senso, obedecer a essas instruções trará relativa paz e longevidade:
Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. (Provérbios 3:1-4)
Podemos observar no livro de Provérbios geralmente utiliza padrões alternados para nos passar ensinamentos. Às vezes, eles são utilizados para contrastar declarações positivas com negativas.
Em Provérbios 3 o Rei Salomão apresenta vários ciclos de instruções e benefícios, como:
- Enfatizar a necessidade de se submeter à sabedoria de Deus;
- Estar disposto a ver a disciplina de Deus.
Aprendemos com essa passagem de Salomão sobre enfatizar a necessidade de se submeter à sabedoria divina, assim, colocando Deus e Sua vontade em primeiro lugar na vida.
33 versículos de FÉ para se aproximar de Deus AGORA
Qual a verdadeira felicidade na terra?
Ser uma pessoa disposta a ver a disciplina de Deus como um sinal de amor, não um motivo para desespero, é uma forma de buscar a verdadeira paz no coração.
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. (Provérbios 3:5-7)
O Rei Salomão também escreveu o livro de Eclesiastes, você sabia disso? Lá ele descreve os resultados de tentar alcançar a felicidade por meios mundanos.
Nas passagens de Provérbios 3, nós somos encorajados a ver a sabedoria e a discrição como inimaginavelmente mais valiosas do que a riqueza e os bens materiais.
Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Provérbios 3:8-10)
Mais uma vez, a verdadeira sabedoria do nosso Senhor Todo-Poderoso está fundamentada no caráter e na vontade de Deus.
Como em outras partes de Provérbios no decorrer da Bíblia, a Palavra de Deus, o termo sabedoria implica uma capacidade de agir de acordo com o conhecimento divino.
Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. (Provérbios 3:11,12)
Eclesiastes 9 – NUNCA irá faltar nada para você, acredite!
A paz no coração em relação aos relacionamentos
O capítulo 3 de Provérbios termina com outro conjunto de instruções para a nossa vida. Esses ensinamentos são focados em relacionamentos, especialmente com outras pessoas.
Entre os ensinamentos estão os mandamentos de não tardar em fazer o bem aos outros, especialmente quando tal honra é esperada ou devida.
Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares. Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. (Provérbios) 3:23-25
Esta passagem da Bíblia toca no fato de que os ímpios muitas vezes parecem ter sucesso – mas isso não é nada para invejar.
Mesmo as pessoas que parecem prosperar em seus pecados eventualmente serão responsabilizados perante Deus.
Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados. Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo. (Provérbios 3:26-28)
Quem é a PEDRA ANGULAR da sua vida e seu significado? Explicamos!
A sabedoria de Deus abençoa os Seus filhos
As pessoas que são arrogantes e tolos um dia serão humilhados e desgraçados. As pessoas aqueles que se submetem à sabedoria divina serão abençoados por Deus.
Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente. Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal. Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade. (Provérbios 3:29-32)
Para os que não confiam em Deus e comentem maldade, esses serão amaldiçoados. As pessoas que buscam a sabedoria de Deus e põe em prática herdará honra, já os infiéis serão envergonhados.
A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará. Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos. Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha. (Provérbios 3:33-35)
…
Você gostou de saber mais sobre Provérbios 3 e como o Rei Salomão nos ensina sobre como viver bem? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.