Policial salva vida de bebê que engasgou com catarro

O desespero foi grande, mas deu tudo certo! Graças à ação da policial, o bebê está bem. A mãe diz que será eternamente grata.

O que significa a expressão “nascer de novo” para você? Para o pequeno Davi, de apenas 1 ano, a frase provavelmente vai acompanhá-lo por toda a vida. O bebê engasgou com catarro e foi salvo por uma policial – ou melhor, um anjo!

O caso aconteceu em Porto Velho, capital do estado de Rondônia. A mãe, Lucimara Silva de Oliveira, levou um susto ao ver o filho sem sinal de vida. O Davi já estava com febre e tosse e tinha tido uma convulsão por causa da gripe. Mas estava sendo medicado e a família esperava que ele se recuperasse em casa mesmo.

Até que ele simplesmente “apagou”, como explica a mãe ao G1. “Eu peguei ele no colo. Ele estava febril, aí dei o remédio pra ele. Eu estava ali, brincando com ele, quando no meu colo ele foi ficando mole e revirando os olhos. Foi tudo muito rápido”, conta.


Desesperada, saiu de dentro de casa e foi para rua. Ali, avistou uma viatura policial que estava a caminho de uma ocorrência no bairro. Quem desceu do carro foi a PM Izabel Caetano de Freitas, que imediatamente tentou reanimar a criança.

Ela aplicou a manobra de Heimlich, um procedimento usado com frequência em situações de vida ou morte – clique aqui para ver a matéria sobre o caso.

No entanto, Davi não esboçava reação e os policiais decidiram colocá-lo na viatura para chegar o quanto antes à UPA. A PM continuou com as técnicas de primeiros socorros e, em determinado momento, o pequeno voltou a respirar!

A pessoa certa no lugar certo

Na UPA, o bebê passou pelos médicos e, no mesmo dia, já voltou para casa. A mãe não tinha palavras suficientes para expressar sua gratidão. Naquele momento, o Davi nasceu de novo. Eu vou ser eternamente grata por esses profissionais, principalmente à policial feminina. Eles foram meus heróis. Sou muito agradecida por ter salvo o meu Davi”, disse.


Sem dúvida, um ato de heroísmo que merece todo o reconhecimento. Parecia que o destino coloca as pessoas certas nos lugares certos. Ninguém sabe o que aconteceria se a viatura não estivesse passando pela rua naquele momento.

Um resgate que ficará na memória da família e a PM Izabel Caetano de Freitas, grande heroína que impediu uma tragédia. A verdadeira essência de ser policial é essa: proteger as pessoas, salvar vidas e fazer o bem sem olhar a quem.

O que a gente mais quer agora é ver o Davi crescendo com saúde e, já grande, poder reencontrar aquela pessoa que o ajudou no momento que mais precisou.

Aqui no Awebic somos apaixonados por notícias boas e nunca deixaremos contar histórias como essas, que levam inspiração e mostram o melhor lado do ser humano. Viva o Davi, viva a Izabel!

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.