Menina de 5 anos recebe alta após ser intubada com Covid-19 e gripe H3N2
A Vitória chegou a ser intubada por causa da Covid-19 e da gripe H3N2, mas foi guerreira e venceu a doença. Hoje, ela, a mãe e toda a família podem celebrar sua recuperação!
Imagine o desespero de uma mãe que vê sua filha de anos internada com Covid-19 e gripe H3N2 ao mesmo tempo. Foi exatamente o que aconteceu com a Juscilene Araújo, mãe da Vitória, que ficou 21 dias internada e chegou a ser intubada em Aparecida de Goiânia, em Goiás.
Tudo começou em janeiro, quando a criança teve os primeiros sintomas de gripe e foi levada ao hospital no dia 11. Apenas 48 horas depois, seu estado de saúde piorou e ela precisou ser levada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Após alguns dias, a família pôde comemorar uma melhora da Vitória e os médicos decidiram transferi-la para a enfermaria. Infelizmente, teve uma nova piora e precisou retornar à UTI, onde ficou dois dias intubada.
Nesse período todo, a mãe sofria por não poder estar ao lado da filha – vale lembrar que, durante uma intubação, o paciente fica desacordado, sem poder se comunicar com ninguém.
“É uma experiência que eu não desejo para nenhuma mãe passar por isso que passei. Eu vi minha filha à beira da morte sem poder fazer nada”, disse a mãe Juscilene, em entrevista publicada no G1.
Mas fevereiro chegou com notícias boas! Logo no primeiro dia do mês, Vitória recebeu alta! Na saída, médicos e profissionais de saúde prepararam uma linda homenagem.
Reuniram-se, enfeitaram o corredor com balões e aplaudiram a pequena guerreira que tinha acabado de vencer o que, muito provavelmente, tenha sido o maior desafio da sua vida até o momento.
A vitória já estava na vida e no seu destino
Uma comemoração merecida que marca o triunfo da vida. Vitória, agora, está terminando de se recuperar em casa e vai retomando a sua rotina aos poucos. E o nosso maior desejo é que tenha muita saúde e alegrias daqui para frente.
Como a própria Juscilene disse, é algo que nenhuma mãe, pai ou criança deveria passar. Nas redes sociais, internautas comemoram a alta da pequena como se estivessem celebrando a recuperação de um parente próximo. No entanto, só a conhecem pelas notícias.
Um dos comentários chama a atenção para o fato de que o nome da garota tem tudo a ver com a situação: “Olha o nome dela. Vitória, graças a Deus”.
É importante reforçar o alerta. A Covid-19 e a gripe H3N2 são doenças perigosas e precisamos ficar atentos. Quem tem filhos pequenos precisa orientar sempre.
Não deixe de incentivar a criança a lavar bem as mãos, cobrir o rosto quando for tossir e espirrar, a usar a máscara. E, principalmente, cuidar para que todas as vacinas estejam em dia.
Se notar algum sintoma suspeito, como febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo, entre outras, busque atendimento em uma unidade de saúde. Siga as orientações dos médicos e proteja a saúde de quem você ama!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.