Em anonimato, médico passa a ajudar idosa que perdeu rosto por causa de câncer agressivo
Uma história que mobilizou inúmeras pessoas e recebeu mais uma ação solidária. Um médico atendeu gratuitamente a Dona Maria José, que sofreu gravíssimos danos no rosto por causa de um câncer.
Vocês acompanharam aqui no Awebic a história da Dona Maria José, a idosa que, devido a uma câncer muito agressivo, sofreu grave danos no seu rosto e recebeu uma vaquinha para ajudar no sustento, nos gastos diários e na busca por tratamento.
Além da arrecadação estar sendo um sucesso, a idosa também encontrou um médico que a atendeu gratuitamente.
O profissional não quis ser identificado, deixando a importante lição de que, mais importante do que receber os créditos, é fazer a boa ação, sem se importar em estar nos holofotes. A Dona Maria José teve a medicação trocada e também fará exames de sangue para verificar o seu estado de saúde.
Segundo o site Razões Para Acreditar, que participa ativamente da vaquinha, o remédio funciona como uma quimioterapia via oral e vai permitir a cicatrização gradual da sua ferida. Infelizmente, devido à gravidade da situação, não será possível fazer a reconstrução ou uma cirurgia reparadora.
A ação solidária do médico vai garantir que a Dona Maria tenha mais qualidade de vida e dignidade para passar por esse momento tão difícil. Ela já sofreu muito durante toda a vida e toda atitude generosa é muito bem-vinda.
Falando em generosidade, não dá para esquecer de agradecer a todos que estão doando na vaquinha. Já foram arrecadados mais de R$ 496 mil reais, 276% da meta. E a campanha segue aberta neste link aqui.
Dinheiro que será usado na compra de remédios, curativos, soro, alimentos especiais e na compra de uma casa – hoje a idosa dorme na cozinha por falta de espaço onde vive, na zona Sul de São Paulo.
A intenção é também contratar uma cuidadora, possibilitando à filha Lucilene, que cuida da Dona Maria José sozinha, buscar emprego fixo e conseguir garantir renda.
Ou seja, os recursos serão revertidos para garantir uma vida melhor à Dona Maria José e sua família guerreira.
Relembre o caso
Inicialmente, o câncer se manifestou com algumas verrugas pretas no rosto. As verrugas foram sendo retiradas, mas nenhum tratamento ou diagnóstico foi feito na época. A doença deu trégua por um tempo, até que um novo nódulo apareceu em seu nariz e, tempos depois, mais um tumor.
Foram inúmeras sessões de quimioterapia e radioterapia para combater o câncer. Após o tratamento, os médicos fizeram a retirada do tecido morto.
Mas, como a ferida não cicatrizou, os olhos da Dona Maria José foram afetados e ela acabou perdendo a visão. Atualmente, ela não enxerga, não consegue se alimentar com os alimentos tradicionais e precisa de acompanhamento em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
As dificuldades são grandes, mas a família não perde as esperanças de uma vida melhor. A solidariedade das pessoas, incluindo o médico anônimo, tem ajudado a seguir em frente. Cada um que doa ou busca contribuir de alguma forma faz uma diferença enorme.
Por isso, nossa homenagem e agradecimento a cada um de vocês que se dedicam a fazer um mundo mais humano e solidário!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.