Células vivas do leite materno podem ajudar na luta contra câncer de mama
Uma pesquisa inovadora descobriu células vivas no leite materno. Descoberta com potencial de ajudar os cientistas a entenderem e avançarem no tratamento do câncer de mama
Com mais de 2 milhões de novos casos estimados em 2020, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Uma doença que além de abalar o psicológico e qualidade de vida das pacientes pode levar até mesmo à morte.
Mas a boa notícia é que a ciência segue avançando no tratamento. A mais nova descoberta é que as células do leite materno podem ser uma grande aliada no combate.
A pesquisa foi feita pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e descobriu que essas células fornecem um potencial indicador precoce do desenvolvimento do câncer de mama. Antes do estudo, acreditava-se que essas células estavam mortas – sendo que, na verdade, estão VIVAS!
Por já existir toda uma rede de doação, os cientistas não encontraram tanta dificuldade em conseguir voluntárias na pesquisa e descobriram que, em menos de 50 mL de leite materno, há centenas de milhares de células vivas.
“A primeira vez que Alecia [Dra. Alecia-Jane Twigger, principal autoras do estudo] me contou que encontrou células vivas no leite, fiquei surpreso e animado com as possibilidades”, disse Walid Khaled , do Instituto de Células-Tronco da Universidade, que também participou do estudo. A declaração foi originalmente publicada no site GNN.
A esperança agora é que esse achado sirva de ferramenta para entender melhor o câncer de mama e avançar no tratamento da doença.
Quem sofre ou já sofreu com a doença sabe a esperança que descobertas como essas representam. Que esse campo de pesquisa continue crescendo e se desenvolvendo para que, em um futuro breve, a gente deixe de perder tantas vidas para o câncer de mama.
Como se prevenir do câncer de mama
Enquanto a cura definitiva não vem, a prevenção faz toda a diferença! De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), controlar os fatores de risco são a melhor estratégia.
E como se faz isso? Praticando atividade física, optando por uma alimentação saudável (com frutas, legumes e verduras), controlando o peso e evitando o consumo de álcool.
Também é importante ficar atento a possíveis sintomas. O mais fácil de ser percebido é um caroço no seio, com ou sem dor. Podem aparecer também pequenos caroços embaixo do braço.
Se for o seu caso, procure um profissional de saúde que ele irá te orientar e tirar todas as suas dúvidas. Além disso, as mulheres com mais de 40 anos devem fazer acompanhamento e exames anuais.
Com saúde não se brinca e precisamos que todos estejam conscientes da importância desses cuidados. Vamos fazer a nossa parte e ajudar na conscientização.
O câncer de mama pode ser evitado e inúmeras vidas podem ser salvas. Faça parte você também dessa corrente não só no Outubro Rosa, mas em todos os dias do ano!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.