Menino de 8 anos vence câncer no olho e família comemora fim da luta
Depois de passar por anos de luta, finalmente a família do pequeno Arthur pode comemorar sua vitória contra o câncer!
“Tem que ter fé e confiar”. É com essa frase que Michele de Farias Brito, de 45 anos, descreve a luta do filho Arthur, hoje com 8 anos, contra um câncer nos dois olhos. Quando recebeu a notícia, a família toda levou um susto e ficou com muito medo.
Mas, graças à esperança inabalável e ao trabalho incrível dos profissionais da saúde, o câncer do Arthur está controlado desde 2014.
Segundo o G1, o diagnóstico veio em 2013, época em que o garoto tinha apenas 4 meses. Ao tirar fotos, a mãe percebeu que o olho do menino ficava muito branco nas fotos. Depois de passar por 8 médicos, entre oftalmologistas e pediatras, descobriram que era retinoblastoma.
O mesmo tipo de câncer detectado recentemente na pequena Lua, filha do apresentador Tiago Leifert com Daiana Garbin, em um caso que comoveu o Brasil.
“Vou te falar que foi bem difícil. Na época, eu fiquei muito desesperada. (…) Eu tinha muito medo de não conseguir. Mas eu me mantive firme”, conta Michele em entrevista.
A luta até a recuperação foi marcada por muita resiliência dessa família guerreira. Começando pela primeira quimioterapia do Arthur, quando ainda era um bebê.
A mãe lembra de cada detalhe porque, na época, anotava tudo o que acontecia com o filho em um diário. Um registro que ela guarda até hoje para ter o histórico completo e não correr o risco de passar informações erradas sobre o histórico da criança para os médicos.
Esperança é o que não falta
Michele afirma que, graças às anotações minuciosas que fazia, percebeu que o Arthur estava tendo reações a uma das injeções dadas – em suas palavras, o bebê tinha dificuldades até para se mexer.
Além disso, enfrentou outros problemas de saúde que deixariam qualquer mãe aflita. O pequeno perdeu a visão do olho esquerdo como consequência do câncer e também teve uma trombose.
O final feliz veio menos de 1 ano depois da primeira quimioterapia. Mais precisamente em 15 de outubro de 2014, quando Arthur passou pela última sessão. De lá para cá, o menino segue em acompanhamento médico e é considerado curado. Uma vitória da vida, da ciência e de toda a família!
Tendo passado por isso e hoje podendo comemorar a saúde do guerreiro Arthur, Michele deixa um recado para quem enfrentar uma situação dessas na família: anote tudo (como ela mesma fez).
Ainda mais importante é estar ao lado do seu filho nesse momento tão complicado. Muitas vezes, a gente não tem noção de como a união, o carinho e o amor podem fazer uma diferença enorme. Principalmente para as crianças!
Temos muito fé de que a pequena Lua, filha do Tiago Leifert com Daiana Garbin, também irá superar o câncer e a família estará celebrando a sua recuperação em breve. Tudo vai dar certo e logo, logo poderemos escrever aqui no Awebic que vocês venceram esse desafio!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.