15 sinais de que você é bonzinho demais para todo mundo
Você quer aprender a botar limites em pessoa aproveitadoras e sabem quando está sendo bonzinho demais? Confira aqui ótimas dicas para lhe ajudar com esse problema.
É importante começar dizendo que não há nada de errado em ser uma pessoa legal e boa com as outras. O problema é que muitas pessoas usam dessa qualidade para tirar proveito.
Oferecer uma ajuda aos amigos, apoiar algum ente querido e encontrar formas de compartilhar amor e carinho é uma coisa linda.
Por mais que você ache ser possível e legal ser bom demais, é fundamental você entender que existe um efeito negativo:
- pessoas com intenções maldosas se aproveitam.
Foi pensando nisso que selecionamos alguns sinais de que você é bonzinho demais para todo mundo e controlar a sua vontade natural de ajudar todo mundo.
15 sinais de que você é bonzinho demais
Não há nada de ruim ser uma pessoa boa que gosta de ajudar as pessoas, o lado ruim é que pessoas que amam se aproveitar dessa virtude se aproximam para tirar algum tipo de proveito.
1 – Você pede desculpas até quando está certo
As pessoas boazinhas demais tendem a se divertir e se desculpar por tudo e qualquer coisa – às vezes simplesmente por existir ou ocupar espaço, você acredita?
2 – Você não tem as necessidades atendidas
Você conhece pessoas legais que tendem a atrair pessoas? É incrível para pessoas quem amam ajudar o próximo sem pedir nada em troca atraem:
- Parceiros preguiçosos;
- Amigos que precisam sempre de ajuda;
- Membros da família que constantemente têm um favor a pedir.
Não há problema em ser uma pessoa boa e ajudar, mas cruza o território ruim quando esses indivíduos nunca estão lá para retribuir a ajuda.
3 – Você fica triste ao dizer não
Isso pode ser uma coisa ruim porque você pode se sentir ressentido após dizer não se ficar triste por dias por não ter ajudado.
É fundamental pesar na balança se realmente a outra pessoa precisava de ajudar, pois, a sua culpa em dizer não pode gerar doenças mentais perigosas.
10 consequências NEGATIVAS relacionadas à dificuldade de dizer não
4 – Você não se preocupa em ser ajudado também
Pare um pouco e observe se uma determinada pessoa costuma pensar que as pessoas só vão gostar dela se ela for útil para elas. Você conhece alguém assim, não é mesmo?
Um grande sinal de pessoas boas demais a ponto de não pensar em si é quando ela não se importa se é ajudada ou não.
5 – Você está sempre sobrecarregado de tarefas
Ser uma pessoa bondosa pode significar que você começa a ser aproveitada no trabalho ou em qualquer lugar que botar os pés.
Isso pode acontecer, desde pegar os turnos de outras pessoas no trabalho até aceitar projetos e responsabilidade para os quais você não tem tempo.
6 – Você é arrastado para coisas que não gosta
Pense no seu grupo de amigos ou colegas de trabalho por alguns minutos.
Muitas vezes parece que você está sendo arrastado de uma tarefa com a qual não se importa para a próxima? Se sim, cuidado!
7 – Você sabota suas próprias ideias
Se você está constantemente derrubando suas próprias vontades e ideias para simplesmente agradar outra pessoa, você pode ser muito legal a ponto de não pensa em você.
8 – Você desiste fácil dos seus planos para beneficiar pessoas
Em um esforço para ser uma pessoa bem vista pelos outros, você também pode concordar rapidamente com os planos sem verificar sua agenda e compromissos mais sérios para atender vontades dos outros.
20 sinais de que sua ESPOSA não te AMA mais
9 – Você diz coisa rudes para si mesmo
Se as pessoas costumam ser rudes com você e outras pessoas que conhece, pode ser um sinal de que você é muito legal em ser assim como você mesmo.
10 – Você tem dificuldade de combinar suas próprias coisas
Ser bom demais a ponto de esquecer das próprias coisas para ajudar o próximo é bom e ruim ao mesmo tempo.
O lado bom é que você é um amigo que daria tudo para ajudar alguém, o lado ruim é que você tem dificuldade de combinar suas próprias coisas.
11 – Você está causado o tempo todo
Se uma pessoa está sempre exausta, pode estar tentando ser legal demais com as pessoas?
Existem casos de que pessoas deixam de viver para ajudar outras que muitas vezes estão tirando proveito.
12 – Você sempre evita confronto
É perfeitamente normal não gostar muito de discussões e confrontos com outras pessoas. O que não é normal, não é mesmo?
Por isso, deixar coisas ruins acontecerem com você porque você sempre está com muito medo de falar.
Porque está preocupado de que revidar transformará a sua opinião de alguém sobre você, assim, queimando a reputação da pessoa boa que é.
DESMOTIVADO? Essa pode ser a solução para se sentir capaz
13 – Você tem a facilidade de atrair pessoas necessitadas
Quando uma pessoa é muito legal demais, ela acidentalmente ensina aos outros que ela não tem limites e que tem capacidade de abraçar o mundo e todos os seus problemas.
Cuidado, pois quando se espalhar a notícia de que você não tem limites em ajudar pessoas “necessitadas”, é aí que vai parecer que você é sempre o bom samaritano que não gasta energia.
14 – Acreditar em tudo que as pessoas dizem só para ganharem sua ajuda
Da próxima vez que uma determinada pessoa tentar se aproveitar de você através do drama, dê um passo para trás, pense um pouco sobre o que vai fazer e pergunte a si mesmo se você tem tempo e energia para ajudar essa “vítima”.
Se você está acostumado a ser uma pessoa muito legal a ponto de acreditar em qualquer história, levará tempo para substituir esse hábito ruim.
15 – Ter medo de ser rude demais com pessoas aproveitadoras
Se você tem certeza que pessoas só se aproximam para ganhar benefícios e coisas fáceis, mas mesmo assim procura ajudar, você precisa de ajuda.
Não é tão difícil quanto parece no início, mas com o tempo você vai se acostumando com tudo isso.
Especialmente porque ser genuinamente assertivo não significa que uma determinada pessoa tem que ser mau ou rude com as outras pessoas.
Não tenha medo de ser quem você é de verdade, busque sempre ser quem sempre foi. Não tenha medo de magoar essas pessoas que só querem o seu favor sem dar nada em troca também.
…
Você gostou de saber mais sobre os sinais que mostram que é uma pessoa boazinha demais? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.