2 Tessalonicenses 3:13 – Essa é a obrigação mais prazerosa que temos
Você quer expandir o reino de Deus aqui na terra e ajudar mais o próximo? Confira aqui uma ótima reflexão de 2 Tessalonicenses 3:13.
Você sabe qual é uma das obrigações mais prazerosas que nós crentes temos? Lendo 2 Tessalonicenses 3:13 aprendemos que o apóstolo Paulo reconhece que a grande partes dos crentes tessalonicenses estava indo bem.
Os tessalonicenses estavam fazendo o que era certo, porém, eles precisavam manter um esforço especial, apesar de alguns deles estarem aquém do esperado.
Como filhos fieis ao nosso Senhor Todo-Poderoso, nós nunca devemos cansar de fazer o bem para com as outras pessoas, pois assim diz a Bíblia:
E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. (2 Tessalonicenses 3:13)
O apóstolo Paulo exorta as pessoas em 2 Tessalonicenses 3:13 a não ficarem exaustos, frustrados ou exaustos de fazer o bem, resultando em cansaço de fazer o bem.
O que podemos aprender em 2 Tessalonicenses 3:13 sobre fazer o bem?
Nessa passagem da Bíblia os cristãos em Tessalônica podiam ter sido seduzidos pelo exemplo dos que estavam ociosos.
A verdade é que enquanto nós vivermos em um mundo decaído e cheio de pecado, sentiremos a tentação de perguntar por que devemos trabalhar duro, quando outras pessoas simplesmente se acomodam e relaxam, não é mesmo?
O apóstolo Paulo tinha a mesma mensagem para as igrejas da Galácia em relação a esse assunto. Ele escreveu o seguinte:
E não nos cansemos de fazer o bem, porque no devido tempo colheremos, se não desistirmos. (Gálatas 6:9)
Com isso, é importante em seu serviço para o nosso Senhor que você faça o que é correto, independentemente do que os outros façam.
O fato é que nós precisamos reconhecer que todos nós somos individualmente responsáveis perante o Senhor.
Você faz o bem? Um dia prestaremos contas a Deus
Você precisa entender que tudo que as pessoas fazem a aqui na terra um dia elas prestaram contas a Deus. Tanto as coisas boas como as ruins, tudo.
Agora buscando base na Palavra de Deus, assim como o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos:
Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. (Romanos 14:12)
Nós devemos ser pessoas íntegras e que reflete o Reino de Deus aqui na terra. Você precisa fazer algumas perguntas para si mesmo para saber se você realmente transparece as obras de Deus, são elas:
- Eu faço o bem sem escolher a quem dar?
- Minha vida reflete o amor de Deus?
- Os meus passos levam-me para mais próximo de Deus?
- O que estou fazendo para honra o nome do Senhor?
A verdade é que um dia nós prestaremos contas por tudo que fizemos, não fizemos, falamos e deixamos de falar. Sua vida está de acordo com a vontade de Deus?
Pessoas preguiçosas e intrometidas não fazem o bem
Analisando 2 Tessalonicenses 3:13, você descobriu qual problema que o apóstolo Paulo está resolvendo?
Você percebeu que ele inclui suas palavras para uma das extremidades da doação?
Apesar da suposição comum de que o apóstolo Paulo apresenta em 2 Tessalonicenses 3:13 se dirige aos pobres aproveitando-se da generosidade dos outros.
A verdade é que a passagem não diz que as pessoas problemáticas são pobres, apenas que são:
- Preguiçosas;
- Intrometidas.
Embora este possa ser um grupo de pessoas pobres que também são preguiçosas, o apóstolo Paulo não os identifica por posição econômica.
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade. (Eclesiastes 5:10)
Não seja um rico ocioso
Na passagem 2 Tessalonicenses 3:13 o apóstolo Paulo também pode estar se referindo a um grupo de ricos ociosos.
Esse grupo é caracterizado por pessoas ricas e com recursos para fazer o bem, porém, que passam o tempo se intrometendo, jogando peso porque podem. Você já conheceu gente assim?
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. (1 Timóteo 6:9)
Paulo também poderia estar se referindo a pessoas que antes eram ricas que doaram recursos para as pessoas necessitadas, mas agora estão “se aproveitando” desse presente, desse comportamento louvável.
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. (Mateus 6:19-20)
Com isso, podemos observar que existem pessoas que gosta de dar ordens a outras pessoas enquanto esperam agora ser sustentadas por recursos que ainda consideram, de certa forma, seus próprios.
Nunca de canse de fazer o bem
É dever de um verdadeiro cristão ajudar o próximo. Não reclamar e não se cansar de fazer o bem para o próximo é mais que um dever, é uma obrigação.
Existem muitas pessoas no mundo precisando de uma mão amiga para ajudar emocionalmente e física também.
Aprendemos na Palavra de Deus que devemos a amar o próximo como a si mesmo, você está fazendo isso?
O que você faz todos os dias para expandir o reino de Deus aqui na terra? A sua ajuda tem sido auxiliadora para pessoas com necessidades básicas de vida?
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. (Mateus 5:40-42)
Deus tem o poder de prover tudo e de nos capacitar em momentos de desafios na vida. Uma coisa que você deve aprender é que Deus prover até para você que vai ajudar o próximo.
Ajudar quem precisa de uma palavra de conforto, um abraço amigo é reconfortante e será um bem indescritível.
Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra. (Deuteronômio 15:11)
Entregue sua vida nas mãos de Deus e deixe Ele fazer o resto!
…
Você gostou de saber mais sobre 2 Tessalonicenses 3:13 e como nunca se cansar em fazer o bem é uma ótima escolha para sua vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.