VITÓRIA! Modelo vence câncer e ganha o miss Brasil Internacional
Jovem mineira tem sonho interrompido pelo câncer, mas dá a volta por cima e é eleita Miss Brasil Internacional
A mineira Lorena Arianne é mais uma dentre tantas belas brasileiras que sonhavam com a vida de modelo. Embora tenha ensaiado o início da carreira, preferiu deixá-la de lado por um tempo.
O motivo era justo, a jovem queria priorizar os estudos. Começou a fazer uma faculdade, mas nunca deixou de lado o projeto, tanto que muitas vezes se dispunha a fazer pequenos trabalhos.
Com o fim da faculdade, ela estava pronta para focar na carreira. Não foram poucos planos, mas o que ela não imaginava era que junto com a formatura viria a dura notícia de que estava com linfoma não-hodgkin no mediastino, um tipo raro de câncer no sangue, com metástase nos dois pulmões.
“Eu tinha dor no peito, sudorese noturna, acordava com o corpo molhado e respiração ofegante. Era como se tivesse corrido uma maratona.”, relata a jovem.
Ela lembra que, enquanto fazia bateria de exames, sua mãe era comunicada da gravidade da situação. Só depois ela ficou sabendo, mas dali por diante o hospital passou a ser a sua casa.
Por 12 dias esteve na UTI coronariana. Foi entubada para que uma biópsia pudesse ser feita. Enquanto o procedimento era executado, sua respiração e seu coração estavam quase parando.
“Usava oxigênio, só andava no hospital de cadeira de rodas.”, conta ela qual era seu estado.
O início da volta por cima
Após esse período de crise, a doença estabilizou e se iniciou a quimioterapia e com ela veio a perda total dos cabelos. Durante o tratamento ela também teve embolia pulmonar, mas que foi contornada pelos médicos.
Era necessário fazer uma cirurgia. Como o câncer não atingiu sua médula, ela fez um transplante autólogo, mas teve complicações e foi desacreditada pelos médicos.
“Antes do transplante, tive infecção generalizada. Os médicos desacreditaram a minha mãe. E foi aí que eu tive uma experiência com Deus. Foi sobrenatural. Lembro de orar e pedir para que ele estivesse comigo, cheguei na UTI e tremia na cama, não conseguia engolir a minha própria saliva, estava em estado de agonia. Não sei se era para eu morrer, mas acredito muito que nossa fé é quem cura. Pedi a Deus que me deixasse ver a face dele e eu vi. Lembro como isso marcou minha vida e foi a força que eu precisava”, conta Lorena.
Após a cirurgia, em apenas 12 horas as bactérias que tinham causado a infecção haviam desaparecido. Depois do tratamento, ela enfim estava em remissão.
A volta por cima
Agora era hora de retomar o sonho: ser modelo. Uma oportunidade estava à porta, o concurso de Miss Brasil Internacional.
“Fiquei insegura, achei que não seria capaz de me preparar, porque com o tratamento, além de ter perdido cabelo, sobrancelha, ganhei 15 kg. Mas resolvi encarar como um aprendizado, mais uma superação. Eu teria pouco tempo para treinar minha passarela, minha oratória, para melhorar meu corpo”, confessa.
O concurso era o único que ela podia entrar, devido a idade. Ela tinha 28 anos e o limite dos demais era 26 anos. Ela foi e venceu o concurso e hoje conta a sua história!
“Acho que essa é a minha missão, tentar motivar as pessoas a terem fé, a saberem que, mesmo que elas estejam passando por um momento difícil, temos força. Às vezes a gente acha que a vida acabou na dificuldade, mas ela é só um percurso para chegar ao nosso destino”, diz.
Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.