Adeus, sprays! Decore os muros e paredes com desenhos feitos de musgo. Conheça o Moos Graffiti.
Eu quero isso na minha casa.
O grafite como arte de rua já invadiu as grandes metrópoles de todo o mundo, sendo capaz de expressar opiniões e, é claro, deixar as cidades mais bonitas. Mas o que muitos artistas estão descobrindo agora é que é possível deixar os muros e paredes mais belos e ainda ajudarem o meio ambiente.
Isso tudo trabalhando com musgo
Isso mesmo, criando uma “tinta” feita com musgo, artista desenvolveram a técnica chamada de moos grafitti, ou simplesmente grafite de musgo em português.
O grafite feito com musgo é também chamado de eco-grafite, pois, além de trabalhar com a ideia de uma arte viva, que respira no cinza das grandes cidades, substitui ainda os aerossóis, sprays, marcadores e outras tintas tóxicas, que tanto prejudicam ao meio ambiente.
O feito, entretanto, não é apenas ambiental, pois o resultado é impressionante.
Confira nas imagens abaixo:
Agora que você já sabe o que é o Moss Grafitti, que tal se arriscar também nessa forma de arte? Veja como:
Para começar você precisará dos seguintes ingredientes:
- Cerca de 3 copos de musgo – veja como escolher e preparar o seu musgo abaixo
- 2 xícaras de soro de leite coalhado. Se não encontrar, pode substituir por iogurte
- 2 xícaras de água
- ½ colher de sopa de açúcar
- Xarope de milho (opcional)
Obs: O ideal é utilizar uma jarra de liquidificador já velha, pois, provavelmente, você não queira utilizá-la novamente na cozinha.
Escolhendo o Musgo
Você pode comprar musgo em casas especializadas em jardinagem, mas também pode buscá-lo nas ruas e paredes perto de sua casa. O lugar de onde você retira o musgo é importante, pois, talvez, o tipo encontrado em árvores não cresce bem em muros. O ideal é pegar aqueles tufos de musgo que crescem nas calçadas, blocos quebrados e paredes.
Se em sua cidade não costuma aparecer musgo nesses lugares, talvez o clima não seja favorável ao Moss Grafitti.
Preparando a sua “Tinta de Musgo”
- Após escolher os seus tufos, é importante lavar bem o musgo para retirar o máximo de terra da raiz. Em seguida, quebre o musgo em pequenos pedaços e coloque-os no liquidificador.
- Acrescente o soro de leite ou iogurte, a água e o açúcar. Bata tudo no liquidificar até que a mistura fique homogênea. A textura ideal é parecida com uma tinta convencional.
- Se achar que a consistência está muito liquida, acrescente xarope de milho até que alcançar a textura ideal.
Pronto! Agora é só pegar um pincel, escolher um local úmido e que receba luz do sol e colocar a criatividade para funcionar.
O ideal é que você cheque semanalmente o crescimento da sua arte, podendo regar o musgo para estimulá-lo e até mesmo aplicar uma nova camada da “tinta”. O tempo de crescimento varia de acordo com o clima e condições do local – superfícies porosas como tijolos favorecem o crescimento.
Deu errado. Como apagar?
Calma. Se por algum motivo você quer retirar o Moss Grafitti da superfície aplicada, basta borrifar suco de limão na pintura, que o musgo sairá.
Você também pode aplicar a técnica do Moss Grafitti dentro de casa. Basta seguir as mesmas condições faladas aqui.
E aí, gostou dessa nova forma de arte limpa? Vai se arriscar? Deixe seu comentário e conte-nos como foi.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.