Amigos fazem sucesso com projeto para abrigar gatos de rua
Em meio a crise com excesso de gatos nas praças públicas, jovens turcos se reúnem em prol de criar abrigos para gatos de rua.
Os viajantes que vão à Turquia se surpreendem com a quantidade de gatos espalhados pelas ruas, avenidas e parques. A maioria destes são maltratados e esfomeados. O local passou a ser conhecido mundialmente por sua atitude indiferente quanto aos felinos.
Estima-se que a quantidade de gatos de rua em Istambul chega a impressionante marca de 125 mil animais. É um gato para cada 120 habitantes da cidade. Em 2016 foi lançado um documentário chamado Gatos. O documentário conta a história de sete gatinhos turcos.
Foi nesse ambiente que surgiu um grupo voluntário que busca dar suporte aos gatos de rua. Os jovens constroem abrigos para os felinos onde eles encontram comida, brinquedos, almofadas e caixas que os protege das mudanças climáticas típicas da cidade.
Tudo começou quando Gokgoz, jovem turco, que passou a espalhar várias caixas ao redor do parque da cidade para abrigar os felinos. Mas as caixas eram vistas pelas autoridades públicas como lixo e eram removidas.
Ele então começou a rastrear as pessoas que, assim como ele, vinham alimentar e cuidar dos bichanos do parque, convocou essas pessoas, desenvolveu um plano mais elaborado e convocou o prefeito da cidade para apresentar o projeto.
“Mostramos nosso projeto para ele, explicamos como funcionaria detalhadamente. O prefeito ouviu com muita atenção e disse: ‘tudo bem, façam e vamos acompanhando; se acharmos viável, apoiaremos.’” Relata o idealizador.
Um negócio das arábias
Assim nasceu a Podo, que agora é dirigida pelo idealizador do projeto. O primeiro local a receber as casinhas foi o parque onde tudo começou. Lá foram instaladas duas, mas logo se tornaram quarenta e uma espalhadas por diversos bairros da cidade.
A ideia deu tão certo que logo foram recebidos pedidos de diversos lugares para os mais diversos ambientes, como casas, universidades, cafés e bancos. Hoje a empresa produz as casas sob encomenda e de acordo com a necessidade do pedido.
O Podo, em seu portal, descreve-se como uma empresa que “produz todos os tipos de móveis e acessórios de interior e jardim para você, com cuidado e amor, que tornam a vida mais fácil e agradável, adequados tanto para você quanto para o estilo do seu parceiro (gato)”.
É com orgulho que os idealizadores veem os frutos de sua inciativa se espalhar por todo o país e trazer mais dignidade aos animais que até então eram ignorados pelos governantes. Os gatos adoraram a ideia e adotaram as casinhas como seu lar.
“Se tornou algo comum. Pessoas fazerem pedidos de casas para gatos. Esse era nosso principal objetivo e foi alcançado. Hoje todo mundo concorda que os gatos têm direito a seu próprio espaço na cidade para viver. ” Relembra o idealizador.
Os gatinhos são nossos grandes companheiros. O que poucos sabem é que essa parceria começou há 100 mil anos. Os, até então animais selvagens, foram atraídos para os assentamentos humanos após perceberem que estes eram cheios de roedores.
Tudo indica que essa relação começou no Oriente Médio. Aos poucos esses animaizinhos foram sendo domesticados, tornaram-se sócios dos seres humanos e colaboraram em manter longe diversas pragas, como a de ratos, responsáveis por diversas doenças.
Aliás, quem consegue resistir, não é mesmo?
Fonte: Good News Network
Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.