Jovem cria máscaras que viram flores quando descartadas
Pensando em um descarte sustentável, jovem cria máscaras que viram flores e ervas quando jogadas no lixo.
Desde que o uso obrigatório das máscaras passou a ser lei em todo o mundo, que o descarte desse item acabou nascendo em uma proporção enorme em todos os lugares.
As pessoas não depositam cuidado sobre como devem jogá-las fora e isso acabou gerando uma problemática muito grande para os animais e o meio ambiente, que acabou tendo mais toneladas de lixo por causa delas.
Pensando nisso, o jovem Roshan Ray decidiu que iria criar um tipo de máscara que pudesse proteger as pessoas contra o vírus da Covid-19 e no momento do seu descarte, proteger também o nosso planeta.
Então, o indiano decidiu inovar no material usado para produzi-las e juntou materiais que não causam nenhuma preocupação com a poluição, que pelo contrário, só trouxe vantagens.
As máscaras criadas pelo Roshan são feitas com resíduos de de tecidos da indústria têxtil misturados com khadi – um grosso tecido feito à mão -, para finalizar essa costura.
Já para produzir os cordões que seguram a máscara, ele o substituiu por cordões propriamente feitos apenas pelo khadi puro. Uma substituição impecável.
Vendo que tinha um produto muito valioso em suas mãos e que a pandemia iria perdurar um pouco mais que o esperado no mundo todo, Roshan precisava manter sua ideia adiante e garantir que a produção continuasse.
Foi então que ele fundou a empresa Seed Paper India ainda no começo do ano. A ideia toda, é parar de gerar a preocupação com o deu grande descarte ainda nos meses seguintes.
Uma tinta especial que trará flores e plantas no lugar do lixo
As máscaras produzidas pela Seed Paper India é banhada em uma tinta especial produzidas por eles, que ajuda na degradação automática quando ela começa a entrar em decomposição.
Explicando de uma forma prática, quando elas chegam a se decompor no lixo, ao invés de demorar anos, regularmente elas germinam algumas plantas como manjericão e outras ervas.
Claro que, se você quiser e é ainda melhor, quem usa as máscaras pode escolher um local especial para descartá-las e ajudar na germinação das futuras plantinhas que aparecerão através delas.
Ao falar sobre, o jovem disse ainda: “Acho que nada é impossível. Basta ter muita coragem e um pouco de brainstorming para criar algo único a partir do lixo e renovar seu valor. O que poderia ter sido melhor em meio a esses tempos de pandemia, quando todos nós precisamos desesperadamente de uma máscara?”
Fonte: Nation
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.