Pai cria exoesqueleto para filho deficiente se mover sozinho
Pensando em ajudar o filho deficiente a se mover, pai cria exoesqueleto capaz de ajudá-lo a andar sozinho.
Estamos bem perto do mês que celebra o Dia dos Pais. E nada melhor do que se lembrar dessa data com antecedência, do que uma notícia que descreve o significado desse dia que é tão especial.
Na França, Jean-Louis Constanza, que é engenheiro robótico, desenvolveu um exoesqueleto (um tipo de sustentação externa) para o seu filho, o Oscar, que tem 16 anos e é deficiente.
Quando está usando a estrutura, o jovem consegue fazer com que os seus movimentos aconteçam através de um comando de voz que o seu pai conseguiu criar.A invenção chega a ser mesmo sensacional e esse pai merece muito mais que os parabéns.
O exoesqueleto consegue ser preso ao seu corpo a partir de sua cintura, cobrindo o seu peito e também por seus pés e joelhos. Com apenas poucos comandos, Oscar consegue se mover sem precisar da ajuda de outras pessoas.
Essa estrutura incrível foi criada para atender as necessidades que o jovem possui. De acordo com as informações repassadas sobre a criação, o que motivou Jean-Louis a fazê-la, foi o problema neurológico do filho.
O rapaz possui um determinado problema que o impede de enviar comandos para as suas pernas receber o impulso nervoso, o que o impede de conseguir andar e fazer outros movimentos.
Aos poucos, com muitos estudos e claro, muito amor para ajudar o seu filho com avanços e mais independência, esse pai conseguiu trazer um marco que não se resume apenas ao seu garoto.
Uma oportunidade para abraçar quem possui a mesma e outras deficiências
Nada mais bonito do que um pai usando toda a sua inteligência e amor que sente pelo seu querido filho, para trazer um verdadeiro marco para as tecnologias. Não seria nenhum exagero falar assim, não é mesmo?
Como todo esse projeto de construção do exoesqueleto que sustenta o garoto para lhe dar movimentos foi feito através dos recursos da empresa em que ele é co-fundador, não é um avanço pessoal.
Será possível fazer a produção dessa estrutura em número ainda maior, para que possa beneficiar outras pessoas que estão em condições iguais ou similares a do seu filho, como já está sendo feito em alguns países.
Como chegamos a falar mais acima, ela atende por comando de voz, o que dará a oportunidade e a satisfação de muitos jovens e adultos conseguirem obter uma dose significativa de independência.
Sabemos que tudo isso acaba sendo algo que vai além da experiência, não é mesmo?
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.