Ter esse tipo de PREOCUPAÇÃO pode DESTRUIR sua vida inteira

Confira aqui como lidar com a preocupação em excesso e ter uma vida mais tranquila. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos e ter uma vida de qualidade.

Você é uma pessoa com preocupações até demais na cabeça? Você se preocupa constantemente com tudo e mais alguma coisa?

Desde sua saúde até como você é percebido no trabalho e se um ataque terrorista é iminente ou não, você ter preocupação em excesso? A verdade é que se isso soa como você, então você pode estar preocupando sua vida além da conta. 

Essas preocupações em excesso não afetam apenas sua saúde mental, mas também pode causar estragos em seu bem-estar físico. Continue aqui e veja como esse tipo de preocupação pode destruir sua qualidade de vida.

O que pode causar preocupação em excesso?

Você já parou para pensar, por algumas pessoas serem tão propensas a “doenças e se”, enquanto outras simplesmente se preocupam com algo quando isso acontece?

As pessoas que vêm de lares divorciados têm 70% mais chances de ter transtorno de preocupação generalizado, assim, caracterizado por ansiedade crônica, preocupação exagerada e tensão.

Assim como alguns pais superprotetores também tendem a criar preocupações, isso porque a paternidade reversa também pode desempenhar um papel. Isso ocorre quando a criança está cuidando dos pais porque eles não estão funcionando bem.

preocupação-excesso

Provavelmente existe um componente biológico na preocupação em excesso, mas também há um componente ambiental inicial. 

A sensação de segurança que minha mãe fará mantenha-me seguro deve ser internalizado e crescer com você para que, na maioria das vezes, você se sinta seguro.

Além disso, se você tivesse uma mãe que não estivesse tão disponível e consistente, poderia desenvolver a mentalidade de que o mundo não é um lugar tão seguro.

O divórcio e a superproteção também podem corroer os sentimentos de segurança interna de uma pessoa.

Até quando a preocupação é demais?

Você sabia que as preocupações em excesso, as dúvidas e as crises de ansiedade são uma parte normal das nossas vidas?

É natural e normal ter preocupação com uma conta não paga, um problema não resolvido, uma próxima entrevista de emprego ou um primeiro encontro com uma pessoa muito interessante. 

A preocupação “normal” torna-se excessiva quando é persistente e incontrolável por uma pessoa sem controle emocional. 

Uma pessoa se preocupa todos os dias com os “e se” e os piores cenários que podem acontecer, ela não consegue tirar as ideias preocupantes da cabeça e isso interfere na sua vida diária.

preocupação-excesso

A preocupação em excesso, os pensamentos negativos e sempre esperando o pior podem prejudicar a saúde física e emocional. 

O que fazer nessas condições?

Você pode:

  • Minar sua força emocional;
  • Deixar os pensamentos inquietos e nervosos para lá.

Quando não tratado, os pensamentos negativos podem:

  • Causar insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas de estômago;
  • Tensão muscular;
  • Dificultar a concentração no trabalho ou na escola. 

Além disso, como um comportamento ruim diante da sociedade, você pode descarregar seus sentimentos e pensamentos negativos nas pessoas mais próximas, se automedicar com álcool ou drogas, ou tentar se distrair zoneando na frente de telas. 

Se você está atormentado por preocupações, pensamentos e tensões exageradas, existem medidas que você pode seguir para desligar os pensamentos ansiosos e ser uma pessoa normal. 

A preocupação em excesso é um hábito mental que pode ser lidado com sabedoria e técnica. Por isso, você pode treinar seus pensamentos para ficar calmo e olhar para a vida de uma perspectiva mais equilibrada e menos amedrontadora.

preocupação-excesso

A preocupação em excesso pode me deixar doente?

Você sabia que a preocupação em excesso e o estresse emocional pode desencadear uma série de problemas de saúde mental e física?

O problema ocorre quando a luta ou a fuga é desencadeada diariamente por excesso de preocupação e crise de ansiedade. 

A resposta de enfrentar ou fugir faz com que o sistema nervoso simpático do corpo libere hormônios do estresse, como o cortisol. 

Com isso, esses hormônios conseguem aumentar os níveis de açúcar no sangue e triglicerídeos – gorduras do sangue – que podem ser usados ​​pelo corpo como combustível. 

Repare os sintomas!

Confira a seguir o que pode acontecer com sua saúde física e mental quando não tratado as preocupações em excesso. Veja alguns sintomas da preocupação em excesso, são eles:

  • Incapacidade de concentração e Irritabilidade;
  • Dores musculares e Tensão muscular;
  • Náusea, Energia nervosa e Respiração rápida;
  • Falta de ar e Suor em excesso;
  • Tremendo e se contorcendo;
  • Dificuldade em engolir e Tontura;
  • Boca seca e Batimento cardíaco rápido;
  • Fadiga e Dores de cabeça.

preocupação-excesso

Sendo assim, quando o excesso de “combustível” no sangue não é usado para atividades físicas, a preocupação em excesso e o derramamento de hormônios do estresse podem ter consequências físicas graves, incluindo:

  • Perda de memória de curto prazo e doença arterial coronariana prematura;
  • Ataque cardíaco e supressão do sistema imunológico;
  • Desordens digestivas e tensão muscular.

Portanto, você precisa entender que se a preocupação em excesso e a ansiedade elevada não forem tratadas, podem causar depressão e até pensamentos suicidas.

Por que é difícil parar de se preocupar?

A preocupação em excesso quando constantes pode custar caro para a sua saúde e qualidade de vida. As preocupações podem manter você acordado à noite, tenso e nervoso durante o resto do dia.

E mesmo que uma pessoa odeie tanto se sentir uma pilha de nervos durante o dia, ainda pode ser muito difícil parar de se preocupar tanto. 

Pense bem!

Para a grande maioria das pessoas com preocupações em excesso, os pensamentos e ideias ansiosas são alimentados pelas crenças, tanto negativas quanto positivas, que você mantém sobre se preocupar:

Embora as suas crenças negativas, ou as preocupações em excesso com a preocupação do dia a dia, aumentem a sua ansiedade e mantenham a preocupação, as crenças positivas sobre a preocupação podem ser igualmente prejudiciais.

Você precisa entender que qualquer hábito pode ser desenvolvido e você poder sim, treinar o seu cérebro para não se preocupar tanto com os problemas da vida.

Não deixe que os momentos difíceis da sua vida estrague s outros momentos, dificuldades passamos todos os dias. Só basta você saber lidar com cada momento da vida.

Você gostou de saber mais sobre a preocupação em excesso? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ajudar alguém com esse problema.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.