Pela 1ª vez, Amazonas tem um dia sem mortes por Covid-19
Desde o começo da pandemia, o estado do Amazonas teve o primeiro dia sem nenhuma morte registrada por Covid-19.
Ainda ontem, o governo do estado do Amazonas chegou a divulgar que, pela primeira vez desde que essa pandemia começou, que o estado não registrou nenhuma morte causada pela Covid-19.
Quando chegamos a lembrar de todos os meses em que passamos de quarentena, nos assustamos a saber que são 16 meses em que o Brasil junto com o mundo, se mostrou em estado preocupante.
O Amazonas chegou a ser um dos estados que mais sofreram por causa da doença. Ainda no começo desse ano, a falta de oxigênio acabou sendo uma preocupação enorme em grande parte das cidades.
Foi nesse período também, que o número de pacientes em estado grave e acabou ficando em alta. De acordo com informações repassadas pelas autoridades, esse foi o período de pico no registro de mortes por Covid.
Nos últimos dias de janeiro, chegaram a registrar apenas no dia 30, 225 mortes, sendo o dia que teve mais vítimas pelas doenças. Já em fevereiro, o estado chegou a apresentar uma média de 149 mortes por dia.
Foi só na metade do mês de fevereiro, que esses números começaram a ter um declínio e começaram a diminuir aos poucos, até hoje termos uma boa notícia.
Quando chegou a falar sobre, ainda reconhecendo que há muito o que se fazer para continuar com medidas de prevenção, o governador Wilson Lima disse o seguinte:
“Essa notícia nos enche de esperança. Vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais na vacinação, o caminho mais seguro para sairmos dessa pandemia; e não podemos descuidar dos protocolos de prevenção”.
Registrando cerca de 719 novos casos, ainda que a notícia seja muito boa, ainda é preciso manter certas questões básicas que são repassadas desde que tudo isso começou, para continuar trabalhando com a diminuição do contágio.
Além de termos esperança, precisamos trabalhar muito!
Sabemos que isso tudo não é uma coisa que só depende das autoridades e dos profissionais de saúde que estão trabalhando de forma integral para salvar vidas.
De acordo com Jesem Orellanam, que é epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Amazonas, esse número ainda pode não representar um enfraquecimento da doença no estado.
Essa notícia representa uma grande esperança para quem vive no país e uma ocasião mais próxima de tudo chegar ao fim, já que desde o começo do ano os números de mortes estão despencando.
Sabemos que é necessário repassar a notícia para trazer uma certa segurança à todos. Mesmo assim, isso não significa que podemos relaxar em qualquer outro quesito. Pelo contrário!
Precisamos manter cautela sempre, para que esses números possam refletir a verdadeira realidade que o nosso país – e o mundo – passe a sentir até que a pandemia acabe de forma definitiva. Esse cuidado também depende de nós!
Fonte: CNN
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.