Sem energia na casa que estudava, jovem é aprovado em medicina
Depois de passar muitos anos estudando e enfrentando muitas dificuldades, jovem quilombola é aprovado em medicina.
Sabe aquele orgulho que você sente que não cabe no peito? Com certeza é o que estamos a sentir com o Matheus, que nos deu um verdadeiro show de inspiração.
Ele é como nós, um sonhador que não desiste! Matheus de Araújo, de 25 anos, estava cursando enfermagem e já estava estagiando na área, quando decidiu abrir mão do “pequeno”.
Sonhando em ser médico, o jovem começou a estudar para garantir uma vaga em uma universidade pública para o curso de medicina, coisa que sabemos – e mais importante, ele sabe -, que é bem concorrido.
Mas as coisas não estavam fáceis para o Matheus estudar. Em casa, o barulho era grande e os seus irmãos acabaram tirando a sua concentração.
Estudando há anos na biblioteca municipal de Feira Nova, cidade onde mora, acabou ficando sem opção para se dedicar quando não pode mais frequentar o local por causa da pandemia, como lembra bem:
“Eu estudava desde 2015 nessa biblioteca. Quando fechou [por causa da pandemia], ficou muito ruim para estudar, porque em casa tem meus irmãos. Com o barulho, era quase impossível. Também tentei estudar na associação do bairro [Viveiros], mas também não consegui, porque fica próximo a um bar”.
Uma saída!
Foi quando uma amiga chegou lhe dar mais uma opção, só que também não seria muito fácil e precisaria de mais “esforços” do Matheus, já que não tinha energia no local.
Uma amiga chegou a ceder sua casa para que ele pudesse estudar. Sem energia, o jovem mantinha todo um ritual com os seus materiais, para que pudesse se concentrar assim, offline.
“Eu baixava todo o conteúdo no celular e imprimia os materiais para estudar. Eu estudava todos os dias. De segunda a sexta-feira, estudava de 11h até as 17h e, nos fins de semana, simulava o período do Enem”, lembra.
Todo esforço quando colocado em prática, gera resultados
Quem chegou a lhe inspirar com estudos de medicina foi seu irmão mais novo, de 21 anos, que chegou a ter meningite quando bebê e acabou ficando com sequelas até então.
Agora, ele será um médico pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) porque foi um dos aprovados para o curso e suas aulas começarão em breve
Quando se lembra dos momentos de luta e agora com a vaga no curso dos seus sonhos, ele diz: “Para mim foi surreal, foram oito anos fazendo Enem. Há quatro anos que eu tento fazer medicina, então é um bom tempo estudando”.
“Eu estou bastante honrado em poder fazer o curso que eu irei possibilitar mudanças de vida de várias pessoas. É um sonho se concretizando”, disse ainda .
Agora, os planos não serão mais para passar no curso e sim para manter seus estudos. Para esse grande guerreiro, tudo vai dar certo e muito em breve ele estará frequentando a universidade!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.