Com 102 anos, idoso inspira estudantes ao voltar à sala de aula
Ao lado do seu filho, idoso de 102 anos decide voltar aos estudos e se matricula para aprender ainda mais!
A verdade é que somos apaixonados por histórias que inspiram. E claro, o Seu Pedro também tocou nossos corações com uma determinação bem linda.
Pedro Francisco nasceu em 1918, em Catu, no estado da Bahia. No mês de outubro, ele estará comemorando uma idade especial, fará 103 anos com uma animação de 15.
Pai de 14 filhos, no meio da pandemia resolveu se mudar para morar ir morar com um dos filhos, o André, de 46 anos, que mora no Espírito Santo. E as boas mudanças começaram a partir daí!
Por mais de 40 anos cuidando e sustentando sua família, Seu Pedro passou boa parte da sua vida envolvido com trabalho e o tempo que se dedicou aos estudos acabou sendo bem pouco.
Ainda que saiba ler e escrever, reconhece que isso é uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode ter na vida e que precisa manter esse hábito sempre.
Para ele, a sua idade jamais seria um problema para lhe fazer voltar a estudar e disse: “Eu me sinto feliz e, por essa felicidade, ainda quero aprender mais para falar melhor com o público”.
Ainda no mês passado, o André voltou à sala de aula na forma presencial pela modalidade EJA, é que o Ensino de Jovens e Adultos. Embora não tenha dito, acreditamos que isso acabou sendo uma força, não é?
Então, sem pensar duas vezes, aproveitou esse momento para fazer sua matrícula e voltar aos estudos, pois para ele, esse acabou sendo o momento certo para voltar a estudar.
Uma inspiração para todos os estudantes
Como falamos mais acima, Seu Pedro faz parte da modalidade Ensino de Jovens e Adultos. Ao seu lado, outros 200 idosos estão matriculados só na capital capixaba.
Aprendendo agora os conteúdos que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet está repassando aos alunos dessa primeira fase, ele aprenderá conteúdos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental regular.
Quando o filho fala sobre a atitude do pai de querer estudar agora, é mais um motivo de inspiração para todos nós que somos jovens e claro, para quem está acha que está velhinho.
André disse que o pai sempre busca ter a autonomia de fazer escolhas sozinhos e está sempre se mostrando amar a sua saúde, cuida do que come, tem rotina para se movimentar e já deixou a bebida e o cigarro de lado.
“Ele come sozinho, toma banho sozinho, faz tudo sozinho. Todo tipo de comida ele come. Ele gosta de mocotó e só gosta de carne com gordura. O colesterol dele é normal”, disse o André.
Não podemos negar, esse senhorzinho é uma verdadeira inspiração! Principalmente para quem pensar que não tem tempo de realizar seus antigos sonhos. Ele é um verdadeiro sonhador!
Fonte: G1
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.