Até que ponto a SUBMISSÃO em um relacionamento se torna PROBLEMA?
Confira aqui o que você deve saber sobre a submissão e o verdadeiro papel do homem em um casamento e na liderança do lar.
Hoje em dia falar sobre submissão em relacionamentos pode gerar um .verdadeiro mix de sentimentos e posições acerca do que cada pessoa pode achar.
Quando essa decisão é tomada por uma pessoa acerca do seu cônjuge de fato não é nenhum problema para ambos.
O problema mesmo está quando isso passa a ser uma exigência de um dos lados e as ações e .mudanças começam a atingir um limite que ultrapassa um relacionamento saudável.
E como em qualquer situação que possa envolver duas pessoas, as resoluções podem não ser tão fáceis assim. Nos dias de hoje, é preciso ter muito cuidado!
Ser submisso a quem se ama não é um problema
Em todos os casamentos entre duas pessoas que se amam sempre vai existir sacrifício para que tudo funcione.
Para a mulher, o grande sacrifício a ser feito é aceitar e entender o poder de liderança que um homem deve ter em casa.
Confira a seguir o que a Bíblia fala sobre o papel da mulher e como ela deve enxergar o papel do marido no casamento:
Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. (Efésios 5:22-23)
Nosso Senhor Todo Poderoso colocou o homem como o líder dentro de um casamento. Essa posição de liderança é uma grande responsabilidade que não é fácil.
Para uma esposa, ser submissa ao seu marido significa que ela tem respeito por ele, assim como tratá-lo com honra por ele ser um líder.
Quando há discordância, isso é normal porque todo casamento tem, a resolução do problema .deve ser respeitosa dos dois lados, sem rebelião e sempre levando a solução para o bem de todos da família.
Uma mulher que sabe respeitar o seu marido pode ajudá-lo a liderar melhor a família e os problemas da vida.
Quando o marido sabe que a esposa é forte e que sempre lutará ao lado dele, ele saberá .que não está sozinho, assim ouvirá melhor e dará mais espaço para a mulher também tomar decisões.
Submissão é saudável quando se assemelha ao prazer de amar
Existem vários tipos de líderes hoje em dia, mas o melhor deles é o que se sacrifica para um bem maior. Para um homem, se sacrificar por uma esposa e família é se .submeter à autoridade que ele tem de liderar sua casa.
Confira a seguir o que a Bíblia fala sobre a submissão o verdadeiro papel de um homem de Deus em constituir uma família:
Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. (Efésios 5:25-27)
Deus Todo Poderoso ordenou que todos os homens, maridos ponham o cuidado de sua esposa acima dos seus próprios interesses, isso sim é um verdadeiro ato de liderança.
Não há espaço para o egoísmo em um casamento
Um homem de Deus e que sabe constituir uma família na base do juízo de Deus faz o melhor .para a sua esposa e família. Isso por várias vezes vai implicar abrir mão de seus próprios gostos, interesses e desejos.
Quando uma mulher se sente protegida e vê que o seu esposo se preocupa com ela e com sua família, ela vai aceitar e entender melhor o papel do homem em liderar a casa.
O sacrifício do esposo para com sua mulher dá a ela bons motivos para respeitar ainda mais a submissão e o papel do homem em um lar.
Fazendo isso, tanto o homem como a mulher irão cumprir os seus papéis na família e sempre levar sua família para o caminho da paz e tranquilidade.
O sacrifício do homem e a submissão da mulher são os dois princípios que ajudarão a família a seguir uma vida unida e propositiva.
Quando o homem e a mulher fazem a sua parte e os dois procuram agradar a vontade de Deus, o casamento não terá o problema de submissão entre os dois.
Passando dos limites, ela se torna um problema
É muito importante que o homem saiba administrar as coisas dentro .de casa, pois ele é líder e toda sua família depende dele para que tudo ocorra bem.
Por isso, é muito importante que você homem saiba administrar a sua dose de liderança para que você não abuse de sua autoridade.
Você também tem que pensar na sua esposa, não use a desculpa dela ser submissa a você para mandar ela fazer tudo que você quer.
Quando a submissão é um problema
Confira a seguir quando a submissão em um casamento é um problema tanto para o homem quanto para a mulher. É muito importante o líder da casa saber lidar com as diferenças .e gerir melhor a sua autoridade para que ele não vire um ditador.
1 – Você não vive sua vida
É preciso tomar muito cuidado com pessoas que são manipuladas, pois elas podem usar o pretexto da submissão para conseguir o que quer.
Isso é muito perigoso em um casamento porque tanto o homem quanto a mulher podem sair muito feridos desse relacionamento.
Sendo submissa a uma pessoa controlada pode ser o fim de sua liberdade e de sua vida como um todo.
2 – Você está cada vez mais disponível para o outro
É importante você saber identificar quando a submissão do seu marido está indo longe .demais, pois você pode cair numa espiral que não vai conseguir sair, sempre achando que isso é o certo custe o que custar.
3 – A reciprocidade não existe mais
Quando você começar a perceber que não existe mais a reciprocidade em seu relacionamento, tome muito cuidado, pois você pode sofrer e muito no futuro.
Se o seu marido não entender o seu lado e acha que você tem que acatar .tudo que ele fala porque ele é o líder, cuidado, pois nesse relacionamento não existe mais reciprocidade.
4 – O amor é substituído pelas obrigações
Um sinal de que você está sofrendo com a submissão tóxica em um casamento é .quando você não faz mais por amor, mas sim por obrigação.
…
Você gostou de saber mais sobre a submissão em um relacionamento? Então não perca mais tempo e compartilhe com as pessoas que precisam dessa informação.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.