APRENDA! Demonstrar seus sentimentos pode te TRANSFORMAR em uma adulto mais…
Confira aqui como você pode melhorar o seu lado emocional e sentimental analisando e treinando seu corpo e mente. Entenda os seus sentimentos e emoções!
É muito fácil de encontrar nos dias de hoje muitas pessoas que têm dificuldades em expressar os seus sentimentos.
Algumas dessas pessoas expressam excessivamente o que sentem, já outras não conseguem compartilhar o suficiente para ter um bom relacionamento com as pessoas do seu convívio.
Além disso, saber lidar e expressar os sentimentos e emoções de maneira correta consegue ajudar muitas pessoas em suas vidas pessoais, sociais e profissionais.
No mundo de tecnologias e avanços na área da saúde, existem muitas teorias e técnicas que ensinam pessoas a controlar os sentimentos e a lidar com elas.
Confira a seguir qual a importância de você no mundo de hoje saber lidar com as suas emoções e sentimentos. Não deixe de conhecer a si mesmo!
Qual a importância em saber lidar com os sentimentos?
Primeiramente, você precisa entender que evitar e reprimir os nossos sentimentos e emoções pode levar a graves consequências psicológicas.
Com o avanço da medicina, várias terapias como a famosa terapia da aceitação e do compromisso e a terapia da atenção plena (Mindfulness).
Essas terapias ajudam e muito as pessoas a aceitarem as suas condições emocionais e saber lidar melhor com os sentimentos.
Por isso, é muito importante você entender que os nossos sentimentos e emoções são parte de nós mesmo e precisam ser cuidadas e trabalhadas de forma adequada.
O perigo em reprimir os sentimentos
Se você é uma pessoa que tem muita ansiedade emocional, você pode fazer certas coisas para evitar esse sentimento.
Caso contrário você nunca conseguirá controlar a sua ansiedade emocional, isso pode ser porque você ainda não tem certeza de como expressar e canaliza esse tipo de sentimento.
Por isso, se você tem o pensamento de que se reprimir vai passar, isso pode causar muitas problemas físicos e mentais, como:
- Batimento cardíaco acelerado;
- Excesso de suar;
- Tremores pelo corpo;
- Problemas respiratórios.
Quando a ansiedade e outros tipos de sentimentos são reprimidos, a tensão no seu organismo é criada. Essa tensão pode ser concentrar fisicamente em regiões do seu corpo, como:
- Pescoço e rosto;
- Musculatura do corpo;
- Coluna vertebral.
Por outro lado…
E você gosta de se apegar a esses tipos de sentimentos sem expressá-los corretamente, você pode ficar suscetível a doenças, como:
- Doenças psicossomáticas das artérias;
- Problemas no estômago;
- Dores de cabeça.
Se você não sabia disso, comece a prestar mais atenção a partir de hoje, pois é um fato que os nossos sentimentos influenciam em nossa saúde física e mental.
Por isso, saber lidar e expressar melhor os sentimentos podem ajudar você na prevenção de problemas futuros de dores emocionais e no corpo.
Como posso demonstrar meus sentimentos?
Confira a seguir uma lista de coisas que você pode começar a fazer hoje para ter mais equilíbrio emocional e expressar melhor os seus sentimentos.
Se você sentir que no início é difícil, não se preocupe, pois com um pouco mais de treinamento e fazendo o que listamos aqui você vai se expressar melhor emocionalmente.
Seguindo o que recomendamos aqui, você será capaz de saber identificar melhor os seus sentimentos e aprender a expressá-los de forma correta. Confira!
1 – Identifique sentimentos
É importante que logo no primeiro momento, você aprenda a identificar melhor os seus sentimentos e emoções.
Por isso, quando alguma coisa mudar em seu estado emocional, faça essas seguintes perguntas:
- O que realmente estou sentindo?
- Quais os sintomas físicos que estou apresentando agora?
- Qual é a causa dessa mudança de comportamento?
- Por que isso está acontecendo comigo agora?
Viu? É simples começar a identificar os seus sentimentos, pegue um caderno ou um pedaço de papel e comece a escrever as respostas, assim você vai começar a entender melhor sua situação.
2 – Reconheça seus sentimentos
Logo após você aprender a identificar os seus sentimentos, você agora deve analisar as causas e sensações que estão crescendo dentro de você.
É muito importante você reconhecer e saber quais são os sinais do seu corpo que lhe entregam desequilíbrio emocional.
Por isso, tente fazer uma lista de todas as suas emoções e sentimentos e exatamente as denúncias físicas que lhe expõe como uma pessoa sem conhecimento de como lidar com as emoções.
3 – Atenção às reações do corpo
As suas emoções e sentimentos são reguladas pelo seu sistema límpido, como também pelo sistema nervoso.
Com isso, é bem difícil controlar os sentimentos quando surgem pela primeira vez. Você fica sem ter o que fazer, não é mesmo?
Por isso, se você quer aprender a demonstrar melhor os seus sentimentos, separe um horário do seu dia para analisar como o seu corpo se comporta em determinadas situações da vida.
4 – Como você responde a determinadas situações?
Você deve se atentar às situações que deixam você nervoso, pois a raiz do seu problema emocional pode estar em situações como essas.
Já que você tem isso em mente, comece a partir de hoje a observar a si mesmo e perceberá que as suas respostas são as mesmas de quando você não conseguir encontrar uma coisa importante, como uma chave ou um documento no escritório.
Além disso, a única coisa que você tenta mudar é a sua reação a essas determinadas situações do seu dia a dia.
5 – Expressando sentimentos proporcionalmente
Depois de você ter entendido e praticado todas as etapas que listamos anteriormente, você agora é capaz de expressar os seus sentimentos de forma mais controlada, certo?
Mesmo assim você ainda pode aprender mais algumas coisas para ajudar a entender o que está acontecendo com seu emocional.
Por isso, comece a desenvolver os seus sentimentos de forma proporcional, vá devagar que você vai avançando de acordo com o processo natural da terapia.
6 – Comunique-se com seu corpo
Quando você começar a sentir os seus sentimentos fortes, comece a observar quais são as partes do seu corpo que mudam.
Analise seu comportamento diante de uma mudança e tente estabelecer um relacionamento totalmente diferente.
7 – Seja honesto pelo que sente
Na realidade, se você começar a sentir-se indiferente a alguma pessoa ou coisa, seja sincero e honesto com você mesmo e admita que essas coisas podem ser a causa.
8 – Saiba quando demonstrar sentimentos
É fundamental você aprender a escolher melhor em quais momentos demonstrar suas emoções e sentimentos.
9 – Tenha estratégias para expressar-se
É fundamental você ter estratégias para começar a demonstrar o seus sentimentos para as outras pessoas.
Confira a seguir algumas coisas que você pode começar a fazer e ter um bom relacionamento com outras pessoas, são elas;
- Ter um tom agradável ao conversar com alguém;
- Saber escutar melhor quem está falando;
- Ter um bom contato visual, mas sem exagerar;
- Saber aplicar frases simples ao falar;
- Ao se expressar, pensa antes de falar.
Essas estratégias podem ajudar você e outras pessoas que tem problema de lidar com as emoções em público. Fazendo isso, você pode está evitando situações desagradáveis.
10 – Saiba utilizar o seu corpo
No seu processo de se expressar emocionalmente, tenha em mente como usar o seu corpo para demonstrar sentimentos e emoções, como por exemplo:
- Mão no estômago;
- Mão no coração;
- Mão na cabeça.
Esses tipos de comportamentos poderão ajudar você a se sentir melhor, assim desenvolvendo ainda mais o seu tratamento de como expressar-se melhor o seu lado sentimental.
…
Você viu como isso é muito importante para sua vida pessoal, emocional e profissional?
Isso acaba englobando várias áreas de nossas vidas, tanto no trabalho, escola, a convivência com amigos e familiares.
Por isso, desenvolva essa habilidade e você perceberá que sua vida começa a se transformar.
As pessoas vão começar a confiar mais em você, pois você demonstra ser uma pessoa madura e responsável.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.