Se toda mulher soubesse DESSE BENEFÍCIO, fariam yoga todos os dias
A Yoga é uma técnica milenar e pode te surpreender em relação aos benefícios que traz a vida das mulheres.
Se você acompanha o nosso conteúdo já deve saber que a Yoga e suas variações são atividades super completas e que podem trazer benefícios concretos ao corpo, mente e espírito.
Além de tonificar os músculos, essa modalidade ajuda no ganho de flexibilidade e oferece benefícios mentais como, o alívio do estresse, provocado pelo acúmulo de responsabilidades existentes no dia a dia.
Muitas pessoas não sabem, mas praticar Yoga regularmente pode controlar casos de ansiedade e até favorecer o emagrecimento.
Além disso, algumas pesquisas apontam que a Yoga consegue promover alterações genéticas positivas, que auxiliam na alta da imunidade. Isso é incrível, não é mesmo?
Sendo assim, podemos afirmar que essa prática é um verdadeiro “detox” ,por limpar o organismo e aumentar o ritmo metabólico, ampliando a capacidade da circulação sanguínea e garantindo o bom funcionamento da tireoide.
Adeus incômodo! Fazendo os sintomas da MENOPAUSA fluírem com Yoga
YOGA E AUTOCONHECIMENTO
Essa técnica milenar é ponto principal de muitas pesquisas que afirmam que a Yoga é um dos melhores caminhos para o autoconhecimento e autocontrole, principalmente quando está associada ao tratamento de compulsão alimentar.
Suas técnicas de respiração, conhecidas como pranayamas, ajudam a diminuir o ritmo da mente e controlar a ansiedade, que na maioria das vezes, é a principal fonte de gula e consequentemente, do ganho de peso.
Outros estudos apontam que, incluir Yoga na rotina mantém a fertilidade em suas plenas funções. A atividade promove equilíbrio hormonal e favorece a circulação, especialmente, nos órgãos reprodutores.
Aprenda a se conhecer com amor!
YOGA, FERTILIDADE E PRAZER FEMININO
Ao reduzir os níveis de estresse e equilibrar os hormônios, é comum que as mulheres sintam o aumento da libido.
Isso amplia a capacidade circulatória nos órgãos reprodutores e favorece uma gravidez saudável.
Mesmo que sejam benefícios secundários, ainda são muito importantes para quem está sonhando em aumentar a família.
A Yoga não sobrecarrega as articulações, sendo uma das práticas mais indicadas para as gestantes.
Ou seja, além de ajudar na concepção, a prática pode ser levada ao longo de todo período gestacional de modo saudável.
Segunda vida: repense a si mesmo através do exercício, atenção e gratidão
Se conheça melhor!
Contudo, existem restrições quanto as asanas (posições) que precisam colocar a barriga para baixo ou fazer torções abdominais.
Com alta nos níveis de estamina e muito conhecimento sobre cada região do corpo, seu prazer irá as alturas.
Estabelecer uma prática que ajude a controlar os músculos da região pélvica, inspira autoconhecimento e prazer feminino.
Mesmo com tantos benefícios, você precisa consultar seu médico para receber as melhores recomendações, de acordo com o seu preparo físico.
YOGA E GRAVIDEZ
Quando a técnica é utilizada de forma específica para gestantes, oferece diferentes benefícios de acordo com o momento da gravidez.
De modo geral, ao aumentar a força, flexibilidade, resistência e controle pélvico, a Yoga consegue agir como agente facilitador do parto.
Além disso, algumas asanas ajudam a amenizar dores nas costas, fortalecendo a região lombar e trazendo mais conforto para as gestantes, principalmente na hora de dormir.
No pós parto, auxilia facilitando a recuperação física devido ao enrijecimento dos músculos da região do abdômen.
YOGA E TPM
Isso vale, especialmente, para as mulheres que sofrem todo mês com os mais variados tipos de sintomas provocados pela tensão pré-menstrual, ou como é conhecida popularmente: TPM.
Cerca de 80% da população feminina sente cólicas, câimbras, dores de cabeça, inchaço abdominal e alterações emocionais nesse período.
Ao praticar Yoga, a circulação fica mais ativa:
e isso diminui o sofrimento com a temida tensão.
Nos dias que antecedem a menstruação, é normal que as mulheres apresentem alterações emocionais consideráveis e isso pode refletir em:
- ansiedade,
- irritabilidade,
- sensibilidade,
- rompantes emocionais.
5 formas BÁSICAS de ajudar adolescentes a se AMAREM mais
Durante o período, as cólicas e desconfortos abdominais são comuns
E é aí que a Yoga entra como uma alternativa coringa, elevando os níveis de endorfina e serotonina, capazes de “acalmar” o seu sistema nervoso e aumentar a circulação de sangue oxigenado nos órgãos que são a fonte do desconforto.
Respirar de forma consciente e profunda também é fundamental em qualquer que seja o processo relativo a Yoga.
Os pranayamas desenvolvem uma função imprescindível nesse aspecto e garantem o alívio do estresse, estimulado pela TPM.
A verdade, é que ao longo dos ciclos, nós mulheres passamos por diversas variações hormonais e isso reflete de forma direta em nossa saúde e bem-estar.
Obviamente, para diferentes fases, devem ser tomadas diferentes medidas.
YOGA E MENOPAUSA
Todas as mulheres irão enfrentar a menopausa um dia. Esse período é referente ao encerramento definitivo dos ciclos menstruais.
Antes da sua chegada, existe um momento de transição, denominado pré menopausa.
É difícil saber por quantos anos essa transição irá durar, mas o que se sabe é que durante sua permanência, as mulheres sofrem trágicas variações nos níveis de estrogênio e progesterona.
Essas flutuações trazem alguns sintomas que a longo prazo podem se tornar ainda mais desconfortáveis, são eles:
- sensação intensa de calor,
- excesso de fadiga,
- inconsistência no humor,
- insônia,
- até quadros de depressão.
Conhecer seus ciclos é fundamental para encarar esse processo de forma leve e consciente, a Yoga pode ser uma grande aliada!
A Yin Yoga, por exemplo, quando está agregada as técnicas respiratórias corretas, pode trazer mais conforto para as mulheres nesta fase.
O Yoga nidra, consiste em uma técnica de relaxamento guiado e também ajuda a controlar os sintomas descritos.
Não existe segredo para desfrutar dos benefícios da Yoga
Além de inclusiva, essa prática utiliza asanas, ou posturas, que ajudam a relaxar o sistema nervoso central e melhoram o funcionamento do hipotálamo e de outras glândulas do sistema endócrino, responsável por suprir a necessidade hormonal do nosso corpo.
Ao fazer isso, a prática ajuda o organismo a se adaptar melhor as flutuações hormonais, transformando a qualidade de vida da mulher em algo cada vez mais positivo!
Contudo, desde o início da vida fértil até a menopausa, passando pelo período que há antecede e pela primeira gravidez, a Yoga consegue de forma geral, facilitar o equilíbrio de hormônios femininos, trazendo mais saúde em cada uma dessas fases.
Outro benefício indiscutível é o favorecimento do condicionamento físico. Isso engloba o ganho de força e flexibilidade, além de facilitar o controle da respiração em função da calma nos pensamentos.
Trabalhar esses aspectos pode ser o primeiro passo para incluir hábitos mais saudáveis na rotina.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!