Perder peso e ganhar massa? Essa dieta é a MELHOR escolha!
Você quer perder peso e ao mesmo tempo ganhar massa muscular? Então confira aqui um treino e dieta que vai mudar o seu jeito de treinar.
Uma boa dieta para a pessoa aumentar a massa muscular inclui estratégias, uma delas é consumir mais calorias do que se gasta, aumentar a quantidade de proteínas durante o dia e consumir gorduras boas.
Além de uma boa dieta e uma alimentação reforçada , também é essencial fazer treinos regulares e que exige bastante da massa muscular.
Por isso, é muito importante também que você lembre que para ganhar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo, deve-se evitar o consumo de açúcar, farinha branca e produtos industrializados, pois eles são os principais estimuladores da produção de gordura no nosso corpo.
O que comer e como fazer para perder peso e ganhar massa?
Você conhece a dieta cutting? O cutting é um processo que tem como objetivo eliminar gordura sem que haja grande perda de massa muscular. Dessa forma, é possível a pessoa ter maior definição dos músculos.
Portanto, com a dieta cutting é possível perder o excesso de ganho de peso por meio da transformação para a massa muscular.
Essa dieta, apesar de ser utilizado por atletas de fisiculturismo, ela também pode ser feito por pessoas que querem “secar”, e, assim, adquirir maior definição muscular.
Para que isso realmente aconteça, é essencial que o plano alimentar seja recomendado por um profissional da área de nutrição esportivo de acordo com as necessidades nutricionais e objetivos da pessoa.
Por isso, é muito importante que o seu treino seja realizado sob as orientações de um profissional de educação física.
O cutting com também o bulking são estratégias usadas por fisiculturistas com o objetivo de garantir maior quantidade de massa muscular, menos quantidade de gordura corporal e maior definição dos músculos no corpo.
Enquanto o bulking é feito na off-season, ou seja, em épocas em que não existem competições, o cutting é realizado na fase de preparação da competição.
Por isso, aconselhamos que você conheça mais sobre o bulking e entenda como ele é realmente feito. Já o cutting, o que mais falaremos por aqui, é normalmente associado ao bulking, que corresponde à fase anterior do processo de definição do corpo, que tem como objetivo principal o aumento do peso.
Entenda a dieta de cutting e tenha bons resultados
Primeiramente, entenda que o cutting deve ser realizado sob orientação de um profissional de educação física para que ele indique a melhor estratégia de treino, intensidade, volume e alimentação.
Além disso, o treino deve ser seguido de acordo com as recomendações do profissional de nutrição que deve indicar um bom plano alimentar de acordo com as suas necessidades nutricionais, objetivo e tipo de treino.
Essa dieta tem início após o período de bulking e tem como objetivo a perda de gordura e definição dos músicos, sendo necessário para isso a realização de uma dieta mais restrita.
Dieta essa com menor quantidade de carboidratos consumida e aumento da quantidade de proteínas. Já os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso corpo, porém no cutting é essencial que a energia seja proveniente da gordura acumulada.
Sendo assim, é bastante importante a orientação nutricional para que exista essa energia suficiente para realizar o treino, assim, favorecendo a queima de gordura e evitando a perda de massa muscular.
Por isso, a rotina diária de treinos deve estar sempre em sintonia com a dieta. É muito importante que no plano de treinamento exista dias em que é feito treino aeróbico de intensidade moderada a alta.
No dia do treino, o aumento do consumo de carboidratos é possível ter energia para fazer os exercícios de forma intensa e correta, assim, favorecendo os resultados do cutting.
Por isso, para estimular a queimar de gordura no corpo, é recomendado que exista dois a três dias de treino aeróbico de intensidade moderada a alta. Como também os exercícios em que os grupos musculares são trabalhados de forma separados, com o objetivo de evitar a perda de massa magra.
Além disso, o tempo de cutting pode variar de acordo com o percentual de gordura no corpo da pessoa, do quanto ela deseja ou precisa perder e também da intensidade do treino realizado.
Como é realizado a dieta de cutting
Antes de começar não se esqueça que a alimentação durante a fase de cutting deve ser realizada sob as orientações de um profissional de nutrição.
Só assim será possível que seja determinado o melhor plano alimentar de acordo como seu objetivo e intensidade nos treinamentos.
Em todo o processo, a recomendação é aliviar o consumo de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas. Uma vez que o objetivo principal é diminuir o percentual de gordura e manter a massa muscular do corpo.
É recomendado também não consumir açúcar, doces, pão, aveia, farinha, arroz e macarrão e sempre dar preferência para as carnes magras, como frango e peru, ovos, peixes, sementes e queijo.
Confira com o seu nutricionista como deverá ser a sua alimentação com pouca quantidade de carboidrato.
Além disso, é muito importante beber bastante água e evitar ficar muito tempo sem se alimentar.
Normalmente, para esses tipos de situações, a indicação é que sejam feitas três refeições e dois lanches.
Em alguns casos o profissional de nutrição pode recomendar o uso de suplementos com aminoácidos para evitar que você perca massa muscular, e o uso também de termogênicos.
Porém, o uso de termogênicos deve ser bem orientado para que não aconteça o efeito rebote, que é o ganho de peso quando se pára de fazer uso.
Qual a diferença entre cutting e bulking
O cutting é um processo para você perder gordura e fazer a manutenção da massa muscular magra, assim reduzindo a ingestão calórica.
Já o bulking é um estratégia para que você ganhe massa muscular aumentando a ingestão calórica.
Neste caso, o recomendado seria ganhar mais músculos que gordura, o que para a maioria das pessoas que não têm uma genética adequada a isso se torna mais difícil.
Por isso, um profissional tem que monitorar a dieta e treinamento nas duas fases de cutting e bulking.
O início da estratégia é realizar o bulking, primeiro se ganha o peso e a massa muscular, para só depois perder a gordura e buscar uma definição adequada.
O cutting e o bulking são processos difíceis e inevitáveis para a construção de um bom corpo.
Você conhecendo o seu corpo e seguindo a risca o plano traçado, a meta será alcançada. Sempre consulte um profissional para auxiliar você.
A diferença entre ambos treinos na dieta está na ingestão de carboidratos. Como por exemplo, no bulking, é consumida uma grande quantidade de carboidratos complexos como arroz integral, batata doce, feijão em todas as refeições. Já no cutting, eles são praticamente quase eliminados da dieta.
Já as proteínas e as gorduras se mantêm nas duas fases de treinamento e dieta.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.