Autorresponsabilidade: 7 atitudes que te farão crescer em TODAS AS ÁREAS!
Você se acha uma pessoa sem responsabilidade nenhuma com a vida? Veja aqui o que você pode fazer para desenvolver o seu lado responsável.
À medida que nós vamos crescendo, passamos por um processo natural de amadurecimento que nos faz perceber o peso que é a autorresponsabilidade.
Porém, muitas pessoas carregam um resquício de imaturidade e costumam fugir de suas atribuições consequências das suas realizações.
Já a transferência de culpa é uma atividade bastante comum nos dias de hoje, pois muitas pessoas praticam sem sequer perceberem.
Tanto na vida pessoal quanto no dia a dia no trabalho e, especialmente, quando algo de erro acontece nas nossas vidas. Isso acaba reforça a relevância e a importância das pessoas desenvolverem a autorresponsabilidade.
Afinal de contas, por meio dela que nós podemos lidar com as situações em vez de transferir a responsabilidade.
Acredite, a autorresponsabilidade tem um impacto muito bom e relevante para nossa rotina diária, podendo até mesmo mudar o nosso propósito de vida.
7 atitudes que fará crescer a autorresponsabilidade
Confira a seguir algumas atitudes que você pode utilizar para desenvolver a sua autorresponsabilidade e ser uma pessoa mais comprometido com as escolhas da vida. Aproveite!
1 – Evitar julgar e criticar as pessoas
Para você começar a ter autorresponsabilidade com as coisas que faz, evite ser juiz dos problemas dos outros, pois é melhor você dar uma sugestão e solução do que ficar criticando.
Por isso, se não ocorrer nada de interessante que você possa acrescentar para resolver o problema, é melhor ficar calado.
Pois, quando nos colocamos em um papel de julgador, é muito mais fácil colocar a culpa pelas situações em outras pessoas e nos excluímos dela.
2 – Criar por conta própria planos de mudanças
Você precisa começar a planejar o que será da sua vida daqui a dez anos. Saiba que a autorresponsabilidade implica em não apenas operar grandes mudanças, mas em fazê-las com sensatez e equilíbrio.
Portanto, se você identificou com algum ponto da sua vida que gostaria de mudar, então comece a criar planos possíveis de mudança e vá agindo de acordo com as suas possibilidades.
3 – Entender que problemas fazem parte da vida
Para que você seja uma pessoa mais responsável, entenda que os problemas e as dificuldades fazem parte da vida. Além disso, nem sempre tudo estará a seu favor e que os problemas surgirão inevitavelmente.
A maneira como você reage aos problemas, e não exatamente o dano que eles causam, é o que vai delinear o seu caminho, ainda que seja um processo bastante doloroso.
4 – Parar de dar desculpas
Pessoas que não têm o lado responsável desenvolvido tendem a sempre a criar desculpas para justificar as coisas que dão errado.
Por isso, saiba identificar onde estão as maiores desculpas que você conta para si mesmo, busque uma saída verdadeira e sem desculpas, assim você se tornará uma pessoa mais responsável.
5 – Desenvolver o autoconhecimento
Desenvolver o autoconhecimento é a grande chave para se ter autorresponsabilidade. Isso é ótimo para adquirir novas habilidades e ferramentas que podem ajudar no processo, desde leitura até terapia.
Quando mais a pessoa se conhece, mais sabe aonde quer chegar com os planos.
6 – Saber comemorar conquistas e vitórias
Não é errado se orgulhar e ficar muito feliz quando conquista ou algo dá certo. Uma pessoa que tem autorresponsabilidade sabe comemorar e aproveitar bem quando vence o obstáculo.
Isso porque essa conquista marcará o sabor da vitória na vida de quem sempre batalhou para ser melhor todos os dias. a autorresponsabilidade é um grande sinal de maturidade nessas horas.
Por meio das conquistas, nós aceitamos nossos papéis nas consequências de nossas vidas e paramos de culpar as outras pessoas.
Nós somos os únicos responsáveis de nossas vidas e devemos sempre trabalhar e aceitar que nem todas as diretrizes trazem boas coisas.
Por isso, você nunca deve desviar a atenção das coisas negativas que lhe acontecem. Enquanto você sempre trabalhar para prejudicar alguém, outra pessoa estará se esforçando para ser alguém melhor e mais produtivo.
7 – Parar de terceirizar a culpa
Esse hábito em culpar os outros por nossas falhas acaba nos viciando. É muito fácil fugir das responsabilidade e dos erros e jogar o fardo em outras pessoas.
Cabe ressaltar também que isso não passa despercebido. Por isso, fala um esforça e assuma as suas responsabilidade e os seu erros, seja uma pessoa com autorresponsabilidade.
O que significa ser uma pessoa com autorresponsabilidade?
A autorresponsabilidade é um competência ou capacidade de assumir responsabilidades por cada boa ou ruim ação que acontece com você.
Muitas das vezes nós procuramos negar que determinado acontecimento chegou a tal ponto por conta de nós mesmos.
Sendo assim, e se assim fizermos, acabamos negando uma oportunidade de crescimento. Assumir uma responsabilidade é um sinal de que você entende o seu papel naquele local e precisa mudar.
Nenhuma pessoa pode e deve fazer isso por você. Por isso, mesmo que você acredite que não, é possível aprender a ser auto responsável e aplicar isso na vida.
A falta de autorresponsabilidade pode afetar o seu trabalho
No dia a dia no trabalho, a autorresponsabilidade aplicada se converte em um degrau de ascendência para o profissional.
Você sabe o motivo disso? São as atitudes que denotam a capacidade de solucionar problemas, de saber inovar e realizar a tarefa cada vez melhor e com qualidade.
Do contrário, as pessoas estão contaminando o ambiente de trabalho com:
- Muitos obstáculos na comunicação interna entre equipes;
- Tensão nos setores da empresa;
- Mal-estar entre os funcionários e visitantes;
- Menos produtividade nas tarefas do dia;
- Muitos conflitos internos e externos.
Isso que aparece nos itens que citamos anteriormente, mas também nas atitudes e comportamentos de pessoas e profissionais que nunca assumem a responsabilidade da culpa.
As 6 leis da autorresponsabilidade
Loga abaixo, nós separamos para você as seis leis da autorresponsabilidade e que, quando repetidas até ter elas desenvolvidas como hábitos, vão ajudar você nos planos futuros e ajudar você a ser uma pessoa mais responsável. Aproveite!
São elas:
- Se é para você julgar outras pessoas, julgue suas atitudes;
- Se é para você justificar seus erros, aprenda com eles;
- Se é para você fazer-se de vítima, faça-se de vencedor;
- Se é para você buscar culpados, busque soluções;
- Se é para você reclamar, dê sugestões;
- Se é para você criticar os outros, cale-se.
E então, você já repetiu algumas vezes essas leis para entender quais atitudes devem ser revistas ou repensadas antes de serem tomadas por você?
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.