SEDENTARISMO: 8 atividades físicas (FÁCEIS) que te farão sair dessa
Não deixe de cuidar do seu corpo e da sua saúde. Confira aqui o que você pode fazer para sair do sedentarismo sem sair de casa.
É possível sim fazer atividades físicas em casa e quebrar de vez essa vida de sedentarismo que você tem levado.
Como você já sabe, quebrar com o sedentarismo e começar a treinar aos poucos em casa eleva a autoestima, melhora a disposição e, além disso, é um ótimo aliado a uma alimentação saudável.
Pensando nisso, separamos uma lista com oito atividades físicas para iniciantes, que são ideais para as pessoas que estão com um pouco de dificuldade para voltar a uma rotina mais saudável, mas que não sabem começar.
Não perca tempo e confira agora quais atividades você pode começar a mudar o seu estilo de vida e ter um corpo mais saudável. Aproveite!
Como começar a treinar em casa e sair do sedentarismo?
Para você iniciar uma rotina de atividade física em casa, basta separar quinze a vinte minutos do seu dia e estabelecer uma série de treino que trabalhe o corpo todo, como braços, pernas e o tronco.
Para um treino mais eficiente, você pode iniciar as atividades fazendo apenas uma sequência de repetições da primeira vez.
Com isso, com o passar dos dias, você pode ir aumentando o número progressivamente nos dias seguintes, acrescentando um ou duas repetições a cada atividade.
Além disso, é muito importante que você não faça os movimentos rápido demais para não causar lesões. No caso de exercícios com o objetivo de não ficar parado, como a ponte, tente gastar entre três a quatro segundos em cada sessão.
Só assim você estimula mais as musculaturas envolvidas na atividade e também evita lesões nos músculos.
Lembre-se também de fazer os intervalos de trinta a quarenta segundos entre cada série e também entre as diferentes atividades físicas.
Agora, vamos para o que realmente interessa: os exercícios físicos que ajudarão você sair do sedentarismo e começar a entrar em forma. Confira a seguir!
8 atividades físicas para fazer em casa e sair do sedentarismo
Agora sim! Confira os exercícios físicos que você pode fazer em casa mesmo. Comece aos poucos e fazendo as sessões e os intervalos corretamente que você sairá dessa vida sedentária e começar a ficar em forma e mais saudável.
1 – Pular corda
Qual foi a pessoa que nunca brincou de pular corda quando era criança, não é mesmo?
Para muitas pessoas, pular corda pode ser visto como uma simples brincadeira para crianças, mas para outras é um ótimo exercício para quem quer aumentar o condicionamento físico e perder peso.
Uma das grandes vantagens em pular corda é que a pessoa pode realizar em qualquer espaço da casa. Esse tipo de atividade física exige um pouco mais de coordenação motora e condicionamento da pessoa do que outros tipos de exercícios físicos.
2 – Ponte
Essa atividade é bem simples, pois é apenas deitar-se de bruços no chão, em uma superfície plana. Levantar o corpo e apoiar as pontas dos pés e os antebraços, mantendo-os paralelos, à frente da cabeça.
Além disso, todo o corpo deve permanecer suspenso, formando assim uma espécie de triângulo retângulo.
3 – Agachamento na cadeira
O exercício é bem simples, é só pegar uma cadeira e fazer movimentos de sentar e levantar em sequências de dez a doze vezes por série.
Sempre fazer esse exercício com que o movimento não seja muito rápido, assim fortalecendo a musculatura trabalhada. O agachamento na cadeira auxilia na fortificação das pernas e a musculatura do bumbum.
4 – Agachamento na parede
Também conhecido como agachamento isométrico, o exercício é bem simples de ser executado. Basta sentar-se “no vazio”, apoiar as costas na parede e buscar manter os joelhos flexionados em um ângulo de 90º.
Esse tipo de atividade física fortalece a musculatura das pernas e ajuda no alinhamento da coluna, assim, aumentando a produtividade nas tarefas diárias.
5 – Flexão de braço
Não cometa o erro de deixar de fora aqueles exercícios que são vistos por muitos como o clássico da musculação, com por exemplo, a boa e velha flexão de braço.
Para fazer a flexão de braço, levante o seu corpo com as duas mãos apoiadas no chão, sempre alinhadas ao peito. Depois disso, é preciso descer o corpo até o peitoral encontrar o chão.
Esse exercício é ótimo para os músculos posteriores nos braços, ombros e tronco, como o peitoral e o tríceps.
6 – Abdominal
Outro exercício clássico das aulas de educação física na escola, os abdominais não podem ficar de fora também. O abdominal é muito eficiente para manter a postura e a coluna no lugar.
A execução dessa atividade é bem simples: deite-se de barriga para cima e dobre as pernas. Depois disso, cruze os seus braços em “X” sobre o tronco e inicie os movimento de elevação do tronco em direção dos joelhos.
7 – Elevação das pontas dos pés
Elevação das pontas dos pés é um ótimo exercício para fortalecer as batatas das pernas ou panturrilhas. Esse exercício é muito simples, você só precisa ficar de pé com o corpo ereto, erga-se na ponta dos pés e suba e desça lentamente.
8 – Tríceps no banco
Essa atividade física é considerado um movimento bem completo, pois ela estimula todos os músculos do tríceps e do peito.
O exercício que requer muita força nos braços e coordenação motora para conseguir se equilibrar corretamente durante os movimentos.
Por isso, para a realização desse exercício, você precisa colocar um banco perpendicular às costas. Em seguida, apoie as mãos no banco quase na largura dos ombros. Com as pernas estendidas para frente, eleve o seu tronco para cima e para baixo lentamente.
O treino de baixo impacto são ideais para sair do sedentarismo
Para as pessoas que levam a vida de sedentarismo por muito tempo e que quer voltar a praticar algum tipo de atividade física precisa começar a treinar por exercícios de baixo impacto.
Como o corpo de uma pessoa sedentária está há muito tempo sem se movimentar, esses tipos de exercícios são ótimos para auxiliar no condicionamento físico e no fortalecimento da musculatura sem sobrecarregar as articulações e os ossos.
A grande diferença entre os exercícios de baixo e alto impacto está, basicamente, na intensidade com que o pé toca no chão, com por exemplo, ao corre o pé toca o chão muitas vezes e com muita força.
Por isso, é muito importante iniciar por treino de baixo impacto para depois que o seu corpo estiver mais resistente e forte, se você quiser, ir para uma atividade que vá exigir mais de você.
Gostou das dicas de treino para começar a sair do sedentarismo? Então deixe nos comentário o que você mais gostou dos exercícios e o que você está fazendo para ter uma vida mais saudável através dos exercícios físicos.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.