Ao ver família em pranchas, essa foca decidiu fazer a coisa mais inusitada já registrada!
Uma família estava praticando paddleboarding quando foi surpreendida por uma foca curiosa que subiu na prancha e pegou uma carona.
Uma família britânica praticante de paddleboarding teve uma grande surpresa enquanto remava pelo Rio Arun. Daren Ford, de 52 anos e Kerrie Rocket, de 50, estavam aproveitando as águas em West Sussex quando uma foca curiosa subiu na prancha.
O animal se chama Gavin e já é conhecida no local. Segundo o casal, a foca curiosa nadou até o grupo e subiu na parte de trás da prancha de Kerrie.
“Esta foi nossa primeira visita a esta área e apenas minha terceira vez em uma prancha, verificamos os tempos da maré e estamos subindo a correnteza inicial das curvas da maré e depois cavalgamos de volta na maré oposta”, conta Daren.
Ele conta que estavam remando há mais ou menos uma hora e não perceberam que Gavin estava os seguindo. O caso aconteceu cerca de 8 km rio acima no Rio Arun, onde a foca havia sido avistada antes.
“No início ficamos muito preocupados que a foca estivesse com problemas ou talvez agressiva, mas logo percebemos que ele estava curioso e estava com boa saúde”, conta.
Para a surpresa deles, o animal estava se divertindo, indo de uma prancha até outra. Ela subiu primeiro na prancha de Kerrie, depois passou a montar em outras.
Eles também disseram que a foca saiu da água por conta própria, eles não a incentivaram e nem ofereceram comida.
“Foi uma experiência incrível, mas a ficha não caiu até que chegamos em casa e percebemos o quão raro isto realmente acontece”.
Provavelmente outros turistas já se aproximaram de Gavin e deixaram o animal acostumado aos seres humanos, ou pode ser que ela estivesse simplesmente curiosa, realmente. As focas, especialmente as mais jovens, costumam não temer humanos.
Gavin é uma espécie de celebridade local e possui até uma página no Facebook com mais de 1.700 seguidores. Entretanto o perfil usou o acontecimento para lembrar aos visitantes que eles não devem mudar o caminho de paddleboarding para interagir com o bicho. Afinal, mesmo ‘acostumado’ aos humanos, ele ainda é um animal selvagem.
Eles também lembraram que recentemente um homem se aproximou de uma foca para tentar fazer carinho e acabou mordido no Condado de Devon.
“As focas têm uma mordida desagradável e podem transmitir algumas doenças muito prejudiciais para humanos e cães se mordidas, então, por favor, mantenha-as com coleira e a uma distância segura se você vir Gavin ou um de seus amigos”, alerta a página.
Realmente o momento vivido pelos presentes foi único, mas é preciso tomar cuidado com essas situações. O momento foi registrado em vídeo por Daren:
Sobre o paddleboarding
O paddleboarding é um esporte onde a pessoa utiliza uma prancha para se locomover nas águas. Ele costuma ser feito com o praticante sentado, deitado ou ajoelhado, e em muitas vezes os braços são utilizados para mover a prancha. Também é possível usar um remo e praticar o esporte em pé.
O esporte costuma ser feito em mar aberto, e os praticantes viajam de uma área costeira à outra. Remadores experientes podem praticar por horas e a prática pode participar das Olimpíadas.
Fonte: Fox News
Escritor, gerente de mídias sociais e faço da minha tristeza um fetiche.