Seguindo ESSE MODELO, você será capaz de gerar negócios bilionários!
Você já ouviu falar no termo "Startup Enxuta"? Ele é o responsável por construir negócios bilionários e agora estará ao seu alcance. Confira!
Os negócios bilionários ou multi-milionários não surgem por acaso. Na verdade, existe uma espécie de regra dentro do mundo dos negócios que caso seja seguida adequadamente acabará por gerar empresas lucrativas.
Ao contrário do que geralmente se pensa, isso é mais simples do que se parece.
Mas o grande problema é que a maioria dos aspirantes a empreendedores simplesmente não sabem como começar. Por conta disso, acabam investindo nos campos errados e perdem não somente dinheiro como também a oportunidade de estabelecer bons negócios.
O conteúdo de hoje serve justamente para quebrar isso. Ao abordar os conceitos da Startup Enxuta nós iremos te mostrar exatamente o que você precisa fazer para constituir um negócio poderoso, assim como centenas de outras empresas ao redor do mundo já fizeram. Está preparado? Então vamos lá!
Conceito da Startup Enxuta
A Startup Enxuta é um conceito que nasceu da mente de Eric Ries, que a partir da sua própria trajetória profissional conseguiu descobrir que alguns modelos de negócio do passado já não eram mais suficientemente capazes de trazer resultados dentro de um ambiente de extrema incerteza.
Desde então, ele buscou refinar o pensamento da Startup Enxuta e divulgá-lo ao redor do mundo para que assim pudesse ver os resultados gerados. O ponto é que ao fazer isso, Eric Ries descobriu que o seu modelo de negócios era muito melhor do que ele mesmo imaginava.
Em suma, esse modelo se baseia em alguns pilares específicos:
- Produzir um produto mínimo viável;
- Encontrar um grupo de compradores iniciais;
- Utilizar o Feedback e o fluxo de caixa de novos clientes para otimizar o produto;
- Manter a evolução do produto até que ele se torne muito bom.
Isso acaba indo totalmente na contramão do que os modelos de negócios mais tradicionais costumam pregar, e é justamente por esse motivo que esse modelo é tão efetivo. Ele está adequado a nossa realidade cheia de mudanças e nuances e não estacionado no tempo.
Qual a diferença entre o modelo Startup Enxuta e os modelos tradicionais?
Conforme foi citado anteriormente, o modelo de Startup Enxuta é completamente diferente dos modelos de negócios tradicionais.
Essa diferença pode assustar muitas pessoas logo de cara, pois é difícil imaginar que algo assim tão diferente pode dar tão certo, mas a verdade é que dá.
A seguir vamos te mostrar porque isso acontece ao mostrar as principais diferenças entre os modelos:
Não é preciso criar o produto perfeito
Com o modelo da Startup Enxuta você não precisa criar o produto perfeito. É preciso apenas ter um produto. Isso é o suficiente para que se torne possível ganhar muito dinheiro com uma simplicidade absurda.
Pense bem:
Ao criar um produto perfeito você terá que investir rios de dinheiro, passar anos e anos pensando nas melhores soluções e muito mais. Tudo isso para correr o risco de chegar na hora H e o seus clientes não gostarem da sua solução.
Começando pequeno e investindo em um produto mínimo você consegue começar imediatamente, o que lhe dá mais tempo para:
- Fazer correções;
- Fazer mudanças;
- Usar o seu capital em algo que seja mais valioso para o crescimento do produto.
Você não precisa ter um negócio totalmente estruturado
Qual é o pensamento das grandes organizações?
- Vamos criar o produto perfeito;
- Devemos investir em uma estrutura robusta capaz de dar suporte ao produto;
- Precisamos montar uma equipe jurídica para cuidar de todos os aspectos legais;
- Entre outros pensamentos desnecessários.
Tudo isso custa muito dinheiro e é inviável para a maioria das pessoas.
Ao começar com uma estrutura enxuta você garante que não vai precisar criar uma estrutura enorme. Isso pode ser feito ao longo do caminho.
O foco aqui precisa ser apenas vender!
Não é preciso de muito capital para começar
Você também não precisa de muito capital para começar. É loucura pensar que um empreendedor deve fazer negócios apenas se tiver milhões em conta.
Se você possui 100 mil reais, use apenas 10 para começar o seu negócio. Isso é mais do que o suficiente.
Em uma live muito famosa, Flávio Augusto, dono da Wise-Up, Orlando City, Meusucesso.com e outras empresas, diz que se fosse começar um negócio, usaria apenas 3% do seu capital.
Isso pode ser aplicado em qualquer escala. Se você só possui R$100, encontre uma forma de começar assim mesmo!
Como utilizar o modelo da Startup Enxuta para gerar negócios altamente lucrativos
A seguir nós vamos te mostrar como você finalmente pode utilizar o modelo da Startup Enxuta para fazer negócios lucrativos saírem do papel. Confira:
Crie um MVP
Pense no produto que você quer criar. Agora pense em quanto você iria gastar para colocar esse produto no ar. Em seguida, pense em como você pode cortar os custos pela metade.
Chegou a esse valor? Agora retire mais 30%.
Pronto, você possui tudo o que precisa para criar o seu produto mínimo viável.
A ideia aqui é realmente lançar um produto muito simples e entregá-lo apenas para pessoas que estejam muito dispostas a começar a usá-lo. Isso é algo simples de se fazer e vai te ajudar a tirar sua ideia do papel em pouquíssimos dias!
Aprenda com o seu produto
Uma vez que o seu produto já esteja no mercado, você precisa aprender com ele.
- Utilize dados para entender as preferências do consumidor;
- Ouça o cliente;
- Veja as falhas do produto;
- Peça para sua equipe analisar as falhas do produto.
O objetivo aqui é entender o estado atual do seu produto e então estabelecer quais devem ser as melhorias realizadas para que ele se torne um produto melhor.
Melhore o seu produto
Agora que você já sabe o que fazer, não perca mais tempo. Simplesmente comece a melhorar o seu produto. Lembre-se apenas de que o seu produto deve sofrer apenas mudanças que o ajudam a melhorar.
E para algo melhorar o seu produto, deve haver uma certa certeza de que o seu público gostaria dessa mudança.
Nos estágios inicias de um negócio ainda não se deve cometer muitos riscos. O ideal é começar devagar e ir melhorando com o tempo.
Ao fazer isso você estará garantindo um bom desenvolvimento para o seu produto e dará os primeiros passos para a construção de um negócio lucrativo.
Faça rápido. Erre rápido. Aprenda rápido. Seguindo esse modelo tudo dará certo, pode acreditar!