Mulher que cavou poço sozinha em busca de água ganha surpresa de internautas
Joana e sua família passavam por dificuldades financeiras e pela falta de água, sendo assim, ela decidiu cavar um poço artesiano sozinha. A história viralizou e ela recebeu uma surpresa!
Nos últimos dias a história de uma mulher acabou viralizando nas redes. Joana Souza, de 31 anos, cavou um poço artesiano de três metros sozinha, foi a solução que ela encontrou para que a família humilde possa ter água.
Joana e sua família residem na área rural da cidade de São Félix do Xingu, no sul do Pará. Casada, ela também tem três filhos e cuida do marido que sofre sequelas de um AVC.
Um vídeo da mulher fez sucesso no TikTok e chamou a atenção do site Razões Para Acreditar. Eles decidiram abrir uma vaquinha online para ajudar a família e até o momento já foram arrecadados R$ 36 mil.
Joana fazia venda de sabão caseiro passando de porta em porta, no entanto a renda mensal de R$ 300 despencou para praticamente nada por causa da pandemia. Nos últimos meses a família sobrevivia por causa da doação de vizinhos.
Para dificultar ainda mais a situação, a família sofre com a falta de água há quatro anos, e não tem condições financeiras de pagar o serviço. Sendo assim, a mulher decidiu cavar um poço sozinha.
“Aqui é uma caixa d’água para mais de trezentas famílias no inverno. Quando chega o verão falta água, o limite da água baixa muito. Tem dia que tem, tem dia que não tem. Aí eu resolvi cavar o poço por causa disso”, conta.
Embora estivesse disposta a fazer o trabalho, Joana nunca tinha feito nada parecido e contou com a lembrança do pai para guiá-la.
“Eu fui nascida e criada na roça, de família pobre. Eu vi meu pai cavando poço. Tem uma ciência que a gente faz com galho de goiaba verde ou galho de amora e procura a veia d’água mais próxima da terra”, disse.
O trabalho começou a ser feito no dia 2 de julho, com ferramentas improvisadas ou emprestadas pelos vizinhos. Levou aproximadamente uma semana para que ela encontrasse água.
Todo o processo foi transmitido pelo aplicativo TikTok, que ela não conhecia mas aprendeu a usar: “Eu tenho Facebook e vi um anúncio do TikTok, baixei e devagarzinho fui aprendendo”.
O vídeo de Joana cavando o poço possui mais de dois milhões de acessos, ela conta que não imaginava que o arquivo teria ‘tanta carreira’ quanto teve. Dentre as várias pessoas alcançadas, uma foi Vicente Carvalho, fundador do site Razões Para Acreditar.
“Eu vi a história dela lá e até então ia virar um vídeo compilando a construção do poço, porque eu não conseguia falar com ela. Até que um dia vi que ela estava ao vivo. Entrei na transmissão e disse que queríamos contar a história”, conta Vicente.
Ele se mostrou muito feliz com a proporção que a história teve e o retorno das pessoas em busca de auxiliar essa família.
Sobre o dinheiro, Joana disse que pretende usar para reformar a casa de madeira onde vivem, montar um negócio de vendas para ter uma renda, além de claro, pagar para terminarem de cavar o poço.
Mais do que isso, Joana disse que gostaria de ‘dar aos filhos o que ela não teve’: “Vou dar para os meus filhos o que eu nunca tive. Quando eu era criança não tinha nem roupa para vestir, eu andava descalça, não tinha uma alimentação boa. Meus filhos vão ter essa oportunidade”.
Fonte: UOL
Escritor, gerente de mídias sociais e faço da minha tristeza um fetiche.