Unicef doa milhares de kits de higienes para refugiados em fronteiras brasileiras
Sabendo que essas pessoas não teriam condições de manter a higiene básica, a Unicef resolveu encontrar ajuda!
Desde o ano de 2015, que mais de cinco milhões de pessoas chegaram a deixar a Venezuela em busca de condições de vida melhores no Brasil. Com grande avanço do contágio do coronavírus nos últimos meses, muitas dessas pessoas acabaram ficando de mãos atadas em relação à proteção total.
Esses imigrantes passaram a ocupar vários lugares, em várias ruas da cidade de Boa Vista no estado de Roraima, em Manaus no Amazonas e em Belém do Pará. Reconhecendo a grande dificuldade que existe entre mulheres, mães e crianças para os custos essenciais, torna-se necessário ampliação em busca de ajudas.
Uma ação da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) foi encontrar formas de ajudar de forma direta, as pessoas mais necessitadas que não puderam voltar para o seu país, por causa das fronteiras que tiveram de ser fechadas por causa do Covid-19.
Pensando principalmente em questões de segurança básica para prevenção do vírus, a Unicef reuniu diversas empresas, celebridades, organizações locais e voluntários, para poder levar uma forma simples de manter essas pessoas com o cuidado em relação a limpeza e higiene.
São mais de 1,7 milhão de pessoas que estão em estado vulnerável e não possui condições financeiras de manter os quesitos básicos. Já sendo difícil para os imigrantes, como o isolamento social estabelecido então, as coisas agravaram ainda mais.
Então, nesta campanha, a Unicef criou alguns kits básicos de higiene para serem distribuídos em uma região localizada a próxima fronteira, que existe um grande concentração de pessoas.
Uma jovem que está no Brasil há 5 anos chegou a comentar sobre os kits: “A maioria das pessoas aqui não tem dinheiro para comprar esses itens de higiene, como sabão e escova dental. Fazem muita falta!”
Esses pequenos kits são compostos por: escovas de dentes, creme dental, sabonete, shampoos, lâminas de barbear e absorventes higiênicos. Além deles, a Unicef também será responsável por implementar várias estruturas para garantir ainda mais a limpeza.
Nela serão implementadas algumas caixas d’água para armazenamento, onde as pessoas poderão de uma forma mais regular estar lavando as suas mãos e evitar qualquer tipo de contágio.
Regularmente, essas caixas d’água junto com outras cisternas estarão sendo alimentadas, para que seja disponibilizado água limpa para todos, em uma parceria feita com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, a ADRA.
Isso tudo foi pensado no bem-estar de todas as crianças, mães que estão grávidas e outros que são migrantes e refugiados. De acordo com a própria Unicef essas pessoas estão sendo obrigadas em locais muito precárias, em ocupações informais e nas ruas.
Reconhecendo a grande dificuldade de manter esses locais, a Unicef estará montando todas as suas estruturas de lavagens de mãos e kits, pensando em beneficiar cerca de 2,5 mil pessoas.
Fonte: Unicef
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.