Que tal alegrar crianças e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo? É isso que essa ONG faz!
O que essa ONG faz não só ajuda ao meio ambiente. Mas além de conscientizar as crianças que a conhecem, levam ensinamentos aos adultos também!
Você com certeza ficaria surpreso com a quantidade de lixo que são removidos todos os anos das águas marinhas. Existem milhares de projetos estabelecidos em vários lugares do mundo, que fazem um trabalho efetivo de recolher tudo aquilo que agride os oceanos.
São sempre milhares de toneladas recolhidas todos os anos. Ainda sim, o que não falta são pessoas orientando a outras a sempre encontrar uma forma adequada de descartar os lixos de sua casa. Pois de uma forma ou outra, principalmente materiais plásticos, sempre acabam prejudicando os animais marinhos e o seu habitat.
Pensando em transformar boa parte das orlas do Sul e Sudeste, que a ONG Eco Local Brasil decidiu criar um projeto bem diferente, para não só limpar boa parte das praias, mas também, aproveitar o material recolhido nessas ações para trazer parte do benefício revertido a crianças.
É partir do mês de julho e agosto, que passará a fazer uma limpeza em algumas praias para começar com um projeto que reúne diversos parceiros ligados ao surf. O recolhimento do material plástico que será encontrado, servirá para a criação de uma surpresa.
Eles serão revertidos e usados como matéria-prima para fazer a criação de vários brinquedos. Todo plástico chega a ser diluído e logo em seguida é transposto para formatos que possam ser montados e transformados em verdadeiros passa-tempos.
Assim que preparado para ser entregues as crianças, aonde estará repassando-os aos responsáveis por por coordenar comunidades que abrigam crianças carentes e possuem ligações com o surf. Veja o que diz o Filipe Oliveira, coordenador da Eco Local Brasil:
“Vários desses projetos já prestam assistência a centenas de famílias com alimentação e produtos de higiene, especialmente neste momento de pandemia. Agora, queremos incluir brinquedos para as crianças que estão precisando passar mais tempo dentro de casa e, muitas vezes, ficam sem ter o que fazer ou com que brincar.”
A ONG já chegou a fazer uma ação semelhante há alguns meses e chegaram a conseguir transformar 500 de brinquedos e fazer a distribuição deles em alguns projetos localizados em São Paulo, Santa Catarina e Paraná. O sucesso foi tão grande e sua intenção é tão acolhedora, que ela não poderia parar!
https://www.instagram.com/p/CCWMtR1DKbA/
Nos meses seguintes, o projeto que aonde estará fazendo pretende criar novos brinquedos para conseguir beneficiar cerca de 1,2 mil crianças obrigada por diversas ONGs. E pensaram em mais!
As primeiras atividades que acontecem no final de julho, serão feitas com todo o cuidado e cautela, para que não seja quebrada nenhuma regra no isolamento social que ainda se estende. Evitando então, qualquer outro risco que possa ser envolvido.
Ocorrendo em vários locais diferentes entre os estados do Sul e Sudeste, já pode contar com várias comunidades do surf ao seu lado. Trazendo ainda mais alegria e conscientização tanto para as crianças, como para os próprios adultos que precisam repensar em suas atitudes em relação ao lixo que descartam.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.