2 Coríntios 3 é a prova de que o Espírito do Deus vivo habita em você

Você quer entender melhor o que Paulo quis dizer em 2 Coríntios 3? Confira aqui uma excelente reflexão dessa passagem e compreenda melhor a Palavra de Deus.

Apesar das circunstâncias da vida, a presença de Deus em nossas vidas é fundamental. O que seria de nós sem o amor do nosso Senhor para nos dar forças e esperanças de dias melhores, não é mesmo?

Podemos aprender muito com o livro que o apóstolo Paulo escreveu e que hoje está eternizado na Bíblia, a Palavra de Deus.

O Espírito vivo de Deus está em você?

Ansioso para que as pessoas de coríntios entendessem que ele não está se promovendo, o apóstolo Paulo quer que os coríntios olhem para si mesmos para validar seu papel como apóstolo de Jesus Cristo, o Filho de Deus. 

A verdade é que suas próprias vidas devem servir como toda a evidência de que o apóstolo Paulo lhes entregou não a si mesmo, mas a Cristo. 

Afinal, elas se tornaram cartas de recomendação vivas e respirantes para ele e seus colegas de trabalho. 

2 Coríntios 3

2 Coríntios 3 é a prova de que o Espírito do Deus vivo habita em você. (Imagens: Unsplash)

O Espírito do Deus vivo habita em quem crê?

O próprio apóstolo Paulo deixa registrado que são cartas escritas por Cristo com o Espírito Santo em vez de tinta em corações humanos em vez de tábuas:

Será que com isso, estamos começando a nos recomendar a nós mesmos novamente? Será que precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês ou da parte de vocês? Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos. Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos. (2 Coríntios 3:1-3)

O apóstolo Paulo insiste que isso não é por causa de sua própria força e habilidade. É nítido observar como ele e seus amigos não são “suficientes” para realizar este trabalho, assim como:

  • Eles não são especialmente qualificados, em si mesmos;
  • Eles não são impulsionados por seu próprio poder. 

Mesmo com todas as limitações, percebemos que eles não deixam de fazer a obra de Deus aqui na terra. Toda a sua suficiência vem do poder do nosso Senhor Todo-Poderoso.

2 Coríntios 3

É nosso Criador Celestial quem os chamou e capacitou para serem ministros da nova aliança.

Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. (2 Coríntios 3:4-6)

A nova aliança

Lendo 2 Coríntios 3 podemos aprender que o apóstolo Paulo compara a nova aliança da salvação pela fé em Cristo através da graça de Deus com a antiga aliança entre Deus e Israel, você percebeu?

O apóstolo de Cristo descreve a antiga aliança como um ministério de morte esculpido em letras em pedra. 

Ele veio com a verdadeira glória. Afinal, foi a revelação de Deus de Si mesmo aos israelitas. 

O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente. (2 Coríntios 3:7)

Conhecendo a glória de Deus

A glória da nova aliança da graça e do perdão do nosso Senhor Todo-Poderoso para os pecadores por meio da fé em Cristo Jesus supera em muito a glória revelada pela antiga aliança da lei. 

O fato é que aquele antigo ministério de condenação pelo pecado estava chegando ao fim, enquanto o ministério de justiça de Deus recebido como um dom por meio de Jesus Cristo, o Filho de Deus, continuará para sempre. 

2 Coríntios 3

Revela uma glória que é permanente. O amor de Deus por nós é sem tamanho, por isso, devemos ser sempre gratos pelas maravilhas que acontecem em nossas vidas.

Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso? Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça! Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável. E se o que estava se desvanecendo se manifestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece! (2 Coríntios 3:8-11)

O que podemos aprender com Paulo de 2 Coríntios 3?

O apóstolo Paulo é um ministro da nova aliança, que permite que as pessoas em Cristo Jesus enxerguem a glória do nosso Senhor Todo-Poderoso. A verdade é que o apóstolo Paulo pode ser muito mais ousado do que Moisés. 

Como ministro da antiga aliança, Moisés, o servo de Deus, teve que cobrir o rosto com um véu para proteger os israelitas pecadores de ver a glória do nosso Criador Celestial. 

Sabia que esse véu ainda está lá?

Ele fica entre as pessoas que não estão em Cristo Jesus e a glória do nosso Senhor. 

A verdade é que esse véu só pode ser removido pelo Espírito Santo de Deus através de Jesus Cristo para as pessoas que se voltam para Ele com fé 

Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança. Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia. Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido. De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações. Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. (2 Coríntios 3:12-17)

2 Coríntios 3

As pessoas em Jesus Cristo, o Filho de Deus, olham para Ele com rostos descobertos. Além disso, ver Cristo dessa forma é ver a glória de Deus na terra. 

Com isso, começa uma transformação, mudando as pessoas que olham para Deus para se tornarem como Ele, ao longo do tempo, pelo poder do Espírito Santo.

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. (2 Coríntios 3:18)

Você gostou de saber mais sobre 2 Coríntios 3 e como podemos aprender mais sobre o Espírito do Deus vivo? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para conhecer mais a Deus.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.