2 Coríntios 12 é a maior inspiração para ser uma pessoa MELHOR
Você quer ser uma pessoa melhor e aprender com os grandes homens da fé da Bíblia? Confira aqui uma excelente reflexão de 2 Coríntios 12.
A verdade é que o capítulo 12 de 2 Coríntios continua contradizendo os ataques dos falsos apóstolos após a morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que estavam trabalhando para afastar os coríntios dEle.
O que você deve observar no contexto dessa passagem da Bíblia é que esses enganadores podem ter cativado um público específico com histórias de experiências sobrenaturais selvagens.
No primeiro capítulo de 2 Coríntios, o apóstolo Paulo escreveu que se “gabaria tolamente” de seu serviço para o Filho de Deus, a verdade é que sua intenção era sarcasmo, apenas zombando da autopromoção daqueles homens.
Em vez de falar ser melhor do que os falsos apóstolos que se apresentavam em nome de Jesus, o apóstolo Paulo apenas descreveu seu sofrimento por Cristo, o que podemos aprender muito para ser uma pessoa melhor em Cristo Jesus.
Como ser uma pessoa melhor lendo 2 Coríntios 12?
O apóstolo Paulo fala que não existe nada a ganhar com isso e termina declarando-se uma pessoa tola por fazê-lo.
Embora o senso de ostentação do apóstolo Paulo ainda seja satírico, as suas palavras nessa passagem da Bíblia são verdadeiras e pretendem fazer um ponto válido que você deve prestar atenção e ser uma pessoa melhor.
É impressionante como Paulo é muito cuidadoso para não fazer a história dessa experiência extraordinária sobre si mesmo, tanto quanto possível.
Quantas vezes você encheu tanto sua bola e perdeu o sendo de humildade? O ser humano ama ser melhor do que os outros, consequentemente, ferindo quem ouve com mentiras e manchando a própria reputação.
Em 2 Coríntios 12, o apóstolo Paulo inicialmente falando isso vagamente como acontecendo a “um homem”, embora fique claro que ele está falando de si mesmo:
É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe. (2 Coríntios 12:1,2)
Temos muito o que aprender com os escritos do apóstolo Paulo, sua vida e caminhada na fé ajuda até hoje muitas pessoas a serem pessoas melhores e honra o reino de Deus.
O que Paulo quis passar em 2 Coríntios 12?
A experiência ocorreu quatorze anos antes de Paulo escrever a carta, por volta de 42-44 d. C.
O apóstolo Paulo passa para nós em suas palavras que um homem que ele conhece, no caso, ele mesmo, como mostram os versículos 1 e 2, foi arrebatado ao terceiro céu ou paraíso.
Para muitas pessoas que ainda não entendem, esse arrebatamento era seu corpo físico ou uma experiência fora do corpo, a verdade é que só Deus sabe exatamente qual, não é mesmo?
Em sua época, os leitores e seguidores do apóstolo Paulo teriam entendido o terceiro céu ou paraíso como sendo a morada de Deus e dos anjos.
Na sua interpretação, o que você achou dessa passagem de Paulo em 2 Coríntios 12? Enquanto estava lá, o apóstolo Paulo ouviu coisas que ele não tinha permissão para revelar na terra:
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe. E sei que esse homem — se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe — foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar. (2 Coríntios 12:2-4)
Aprenda sobre humildade com o apóstolo Paulo
A verdade é que o apóstolo Paulo se recusou a se gabar de qualquer conexão pessoal com essa experiência surpreendente com Deus nosso Senhor Todo-Poderoso, embora diga que estaria dizendo a verdade se se gabasse disso.
O apóstolo Paulo viu, nosso Senhor estava preocupado que Paulo se tornasse arrogante por causa dessas visões profundas que teve, as experiência que muitas pessoas da sua época não tiveram.
A verdade, então, é que Deus deu a Paulo um “espinho” ou “estaca” na carne. A Palavra de Deus nunca define o que é esta doença, esse espinho na carne, ou mesmo se é algo puramente físico, espiritual ou ambos – a verdade é que ninguém sabe – apenas Deus.
O apóstolo Paulo descreve essa luta constante em sua vida como “mensageiro de Satanás” destinado por nosso Senhor Todo-Poderoso para mantê-lo humilde:
Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas. Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve. Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. (2 Coríntios 12:5-7)
Seja uma pessoa melhor, assim como Paulo foi
Como seria de esperar, o apóstolo Paulo implorou ao nosso Senhor Todo-Poderoso que removesse essa deficiência de sua vida, esse espinho na carne, assim, repetindo essa oração pelo menos três vezes.
O que você pode aprender com isso para ser uma pessoa melhor? Veja a seguir como a vida de Paulo e essa experiência pode te ensinar a ser uma pessoa melhor:
1 – Deus recusou
O nosso Senhor Todo-Poderoso insistindo que Sua graça era suficiente para o apóstolo Paulo que orava fortemente, mesmo com essa presença traumática, Ele sabe o que faz em nossas vidas.
2 – Deus declarou
Nosso Pai Celestial declarou que o Seu poder seria aperfeiçoado na fraqueza do apóstolo Paulo. Os sofrimentos de Paulo tornaram que ele foi: servo fiel a Jesus Cristo.
Paulo está contente em todo tipo de sofrimento porque sua fraqueza é sua força quando Cristo está trabalhando por meio dele:
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja. (2 Coríntios 12:8-11)
Temos muitos exemplos de pessoas fortes e de fé inabaláveis que devemos imitar todos dos dias, assim como Cristo Jesus é nossa inspiração diária, devemos também sermos humildes assim como Paulo foi.
…
Você gostou de saber mais sobre 2 Coríntios 12 e como essa passagem da Palavra de Deus irá o ajudar a ser uma pessoa melhor? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.