O materialismo é uma corrida vã; e 1 Timóteo 6:7-8 te mostra como um verdadeiro tapa!
Você deseja entender melhor o que a Palavra de Deus fala sobre materialismo? Confira aqui uma excelente reflexão sobre 1 Timóteo 6:7-8 e entenda o perigo do acúmulo de bens materiais.
Você já parou para analisar como o materialismo pode ser prejudicial para o comportamento humano? Como muitas pessoas já devem saber, o materialismo faz com que as pessoas se preocupem demais com bens terrenos.
A Palavra de Deus é claro em afirmar que as pessoas nasceram sem coisa alguma e morreram sem levar nada. Aprendemos com a passagem de 1 Timóteo 6:7-8 que devemos ser satisfeitos com o que temos:
(…), pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. (1 Timóteo 6:7-8)
É importante você entender que a preocupação em coisas materiais não quer dizer que uma pessoa não pode ter nada ou obter bens materiais.
Entenda que se fala sobre o excesso
O pecado está no consumir e acumular excessivamente o ter; o possuir que corrompe o coração e substitui por coisas que realmente importam na vida, como:
- Intelectualidade;
- Espiritualidade.
Você precisa entender que para ser um verdadeiro cristão, se preocupar demais com as coisas terrenas é errado. A obsessão em ter e cuidar de coisas materiais é perigoso para um cristão.
Um cristão pode ser uma pessoa materialista?
Primeiramente, é importante você entender que qualquer coisa que afasta a pessoa da presença de Deus a ponto de substituir a comunhão com o Espírito Santo é perigoso.
É como se fosse uma grande barreira completamente feita entre você e o que realmente importa parta Deus na sua vida. 1Timóteo 6:7-8 é realmente intenso!
A obsessão em sempre querer mais do que já tem é um comportamento extremamente perigoso para a comunhão de um cristão com Deus.
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. (Mateus 6:19-20)
O coração do crente deve está cheio do Espírito Santo de Deus e não de preocupação e ganância de ter mais bens materiais que só darão satisfação momentânea.
Os pecados que o materialismo pode trazer
Existem três tipos de sentimentos pecaminosos relacionados ao materialismo que desagrada a Deus, são elas:
- Fascinação;
- Obsessão;
- Preocupação.
Aprendemos na Palavra de Deus que um crente fiel deve amar a Deus de todo o coração, alma e forças:
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. (Deuteronômio 6:5)
Como um crente amará a Deus dessa forma se os bens materiais acabam substituindo esses sentimentos?
A obsessão por bens materiais pode afastar você de Deus
Você sabe qual é o primeiro e maior mandamento da Bíblia dado pelo nosso Senhor Jesus Cristo registrado no Novo Testamento?
De acordo com o Filho de Deus, Jesus Cristo, o primeiro e maior mandamento é amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento:
Respondeu Jesus: “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. (Mateus 22:37,38)
Com isso, nós podemos aprender que o nosso Senhor Todo-Poderoso é a única coisa com a qual podemos e devemos nos ocupar todos os dias.
Será mesmo que uma pessoa que está extremamente obcecada em obter objetos desnecessários terá tempo e espaço no coração para Deus?
E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. (Atos 4:32)
Dispense o que é dispensável
Um cristão fiel e temente a Deus sabe que nosso Criador Celestial é digno de toda nossa:
- Atenção;
- Amor;
- Serviço.
Portanto, oferecer nossa atenção, amor e serviço para bens materiais e pessoas é idolatria. Qualquer coisa que afaste você da presença diária de Deus deve ser repreendida em sua vida com muita oração e disciplina.
O materialismo é o engano da falsa riqueza
Quando não estamos centrados na poderosa e agradável vontade de Deus, nosso coração e mente pode ser facilmente enganado pelas maravilhas e falsas promessas.
Na verdade, quando uma pessoa se preocupa demais com o mundo e seus bens materiais vazios, ela é facilmente atraída por promessas sem significado e engano da riqueza.
(…); mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. (Marcos 4:19)
Tanto a acumulo de bens materiais quanto a ganância de sempre ter e ser mais que os outros acaba gerando falsas ilusões que afastam de Deus, como:
- Sentimento de falsa realização;
- Sentimento de falsa felicidade;
- Sentimento de falsa satisfação.
Uma pessoa materialista sempre terá a sensação do sempre querer mais, o que quer que seja, ela sempre perseguirá até obter.
O materialismo não satisfaz ninguém
É dever do cristão se contentar com o que Deus nos proporciona todos dos dias. Nosso Senhor sabe o que realmente necessitamos.
Você precisa entender que o materialismo é exatamente o oposto de se contentar com a providência divina do nosso Senhor Todo-Poderoso.
As pessoas materialistas que gostam de converter outras para esse acúmulo obsessivo sempre mostrará que esse tipo de comportamento é uma resposta saudável para determinadas necessidades e sonhos.
Contrário a esse tipo de pensamento, a Palavra de Deus fala que a vida de uma pessoa não se define pela abundância de materiais:
Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. (Lucas 12:15)
Isso não preencherá “tal vazio”
O verdadeiro sentido da vida é buscar primeiro o reino do nosso Senhor Todo-Poderoso e a sua justiça, assim, todas as outras coisas necessárias serão acrescentadas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. (Mateus 6:33)
A verdade é que se o materialismo fosse realmente uma coisa satisfatória para alguém, o rei mais rico do mundo seria a pessoa mais feliz.
Você gostou de saber mais sobre o que a Bíblia fala de materialismo e como 1 Timóteo 6:7-8 nos orienta a lidar com esse tipo de comportamento? Temos mais artigos!
Reflexões bíblicas
- 15 pensamentos de Santo Agostinho
- O que diz 2 Coríntios 13 impacta e te faz ser uma pessoa confiante em Deus
- Hebreus 10:35 mostra que podemos confiar em Deus
- Esse pode ser o versículo mais FORTE sobre o livramento de Deus na sua vida
- 81 frases bonitas de Deus para compartilhar e trazer muita fé nos dias difíceis
Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus familiares e amigos. Aproveite essa oportunidade para ajudar uma pessoa que sofre com o materialismo e o consumo em excesso de bens materiais.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.